Ciclovia da Avenida Paulista é inaugurada

Continua depois da publicidade

(Secretaria Executiva de Comunicação – com Edição do DT) A ciclovia da Avenida Paulista, na região central, cuja construção teve início em janeiro deste ano, foi entregue à população de São Paulo na manhã deste domingo (28), pelo prefeito Fernando Haddad. A nova via exclusiva para bicicletas tem 2,7 quilômetros de extensão, da Praça Oswaldo Cruz à Avenida Angélica, e custou R$ 12,2 milhões, provenientes do Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vinculado à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. A Paulista foi fechada ao trânsito a partir das 10h, permanecendo assim até as 17h.

Segundo o prefeito, outra ciclovia importante para a capital, localizada sob o Elevado Presidente Costa e Silva (Minhocão), tem previsão de entrega para o final do mês de julho, ainda sem data definida. Devido ao aumento das vias destinadas à circulação exclusiva de bicicletas, a administração municipal estuda a possibilidade de intensificar suas ações educativas. “A observância das regras é fundamental para a segurança, não apenas dos ciclistas, mas [também] dos pedestres. Nós fizemos uma campanha de proteção ao ciclista antes da malha cicloviária. Talvez tenha chegado o momento de fazer uma campanha para o ciclista observar as regras, que são pouco conhecidas. O poder público vai ter que atuar nessa direção também”, afirmou o prefeito.

 

Veja também as mais lidas do DT

A Prefeitura também entregou neste domingo a ciclovia da Rua Itápolis, no Pacaembu, zona oeste. O trajeto passa ao lado do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Estádio do Pacaembu) e faz conexão com as ciclovias das avenidas Paulista e Pacaembu.

Com as inaugurações deste domingo, a cidade passa a ter 334,9 quilômetros de malha cicloviária, incluindo 31,9 quilômetros de ciclorrotas. Aos domingos e feriados, a cidade conta ainda com 140 quilômetros de ciclofaixas de lazer. A atual gestão inaugurou 238,3 quilômetros de ciclovias desde junho de 2014. Antes, São Paulo possuía apenas 64,7 quilômetros. Para alcançar a meta 97 do Programa de Metas do Município, que prevê a implantação de 400 quilômetros de vias cicláveis, a administração municipal prevê o investimento de R$ 80 milhões.

 

Estrutura

Com 2,7 quilômetros de extensão, a ciclovia da Paulista foi construída com concreto pigmentado, método que confere maior durabilidade, regularidade e resistência ao piso. Alguns trechos, próximos a semáforos, ganharam grades para a proteção dos ciclistas. A fim de garantir maior segurança nas travessias, a sinalização semafórica existente foi sincronizada para o fluxo de bicicletas.

 Grande número de pessoas passaram pela Paulista ao longo do dia – para usufruir da avenida sem carros (Foto: Wanderley Mattos Jr)
Grande número de pessoas passaram pela Paulista ao longo do dia – para usufruir da avenida sem carros (Foto: Wanderley Mattos Jr)

Entre a Praça Oswaldo Cruz (no Paraíso) e a Rua Haddock Lobo (Consolação), o percurso é bidirecional e está no canteiro central da Avenida, que foi alargado e tem agora 4 metros, além de uma elevação de 18 centímetros em relação às pistas, com nivelamento apenas nos cruzamentos. Quando o canteiro central termina e dá lugar ao Túnel José Roberto Fanganiello Melhem (Complexo Viário Paulista), a ciclovia continua bidirecional na faixa da esquerda, até a Rua da Consolação, e segue à direita entre a Consolação e a Avenida Angélica.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade