Consolidadoras X subconsolidadoras: aplausos à livre iniciativa com responsabilidade e competência

Continua depois da publicidade

CONSELHO EDITORIAL DO DIÁRIO

A sabedoria popular é dona de frases simples, didáticas e atemporais. Uma delas diz “o sol nasceu pra todos”, que dispensa explicações porque o sentido é cristalino. Aplica-se às situações mais prosaicas do dia a dia e, também, ao velho mundo dos negócios. E é nesse mundo que se localizam as empresas que compram e vendem, no atacado, passagens aéreas. E as revendem às agências de viagens.

São as consolidadoras. Constituem corporações capitalizadas, detentoras de crédito junto às companhias aéreas, contam com referências e certificações restritas, como a da International Air Transport Association – IATA. Atentas ao avanço tecnológico, dispõem de portais cada vez mais modernos, ágeis e descomplicados. E o ambiente de emissão torna-se mais e mais amigável. Hoje, há no Brasil 10 consolidadoras representadas pela Air Tkt, entidade criada em 2015.

Veja também as mais lidas do DT

Porém, existem consolidadoras de menor porte que buscam espaços no mercado e desenvolvem modelos de negócio mais compatíveis com a realidade das pequenas e médias agências de viagens. Formadas geralmente por jovens, que nasceram sob o signo da internet, compensam o menor poder de fogo em relação às grandes com agilidade, flexibilidade e competência na gestão inovadora das tecnologias. Assim, como boa parte as grandes um dia foram pequenas, estas empresas também buscam meios de crescimento e prosperidade.

O fato é que essas empresas, eventualmente referenciadas como subconsolidadoras, levam a sério o mote citado de que “o sol nasceu pra todos”. Reiteramos que o mercado e suas leis devem ser respeitados dentro dos limites naturais. Somos a favor da livre iniciativa, da concorrência honesta, das competências inovadoras e do arrojo da juventude. Por outro lado, nos posicionamos contra a reserva exclusiva de setores, além de rechaçar toda espécie de imprudência, gestão temerária e incompetência.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade