Palco do 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, Convento do Carmo impressiona

A majestosa arquitetura do Convento do Carmo, no centro histórico de Salvador, tem impressionado os participantes do 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo.

Entrevista Por Paulo Atzingen (De Salvador)

Texto Por Zaqueu Rodrigues

Patrimônio remanescente do século 16, o conjunto arquitetônico em estilo neoclássico é um dos maiores símbolos da cidade e abriga o Hotel Pestana Convento do Carmo, responsável pela administração do espaço desde 2005.

A coordenadora de vendas do hotel Pestana Convento do Carmo, Lisangela Pelegrino, explica que o Convento está arrendado para o grupo Pestana por 30 anos. “É o maior hotel do centro histórico de Salvador e o único com estrutura para abrigar grandes eventos”.

Lisangela: Convento está arrendado para o grupo Pestana por 30 anos (Crédito: DT)

Agregador

A escolha do lugar como palco do 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo foi motivo de grande felicidade para nós, revela ela. “Quando o Sindicato de Guia de Turismo de Salvador nos procurou, adoramos a proposta, pois seria algo diferente e agregador”.

Ela diz que, no começo, tiveram muitos poréns sobre a escolha do local, mas logo foram desfeitos diante da organização. “O desafio foi criar uma estrutura adequada para receber os estandes. Para harmonizar com a arquitetura do espaço, criamos stands mais simples e funcionais”.

Formatação inédita no Convento do Carmo

A Mestre de Cerimônia do Congresso e Guia de turismo Livia Pereira conta que a escolha do local foi providencial. “Essa formatação foi inédita na história do evento, pois agregamos e valorizamos esse conjunto arquitetônico que é fundamental para compreender a história do país”.

Lívia: escolha providencial

Por se tratar de um evento dedicado aos guias de turismo, o trabalho foi mais fácil, ressalta Lisângela. “O guia de turismo é um profissional que vive a história, a cultura e a essência da cidade diariamente. O nosso grande desejo sempre foi que eles tivessem a oportunidade de vivenciar esse patrimônio”.

A grande experiência desta edição tem sido a escolha da nave da Igreja do Carmo, anexada ao Convento, como palco das palestras, diz ela. “Os guias estão impressionados com a beleza do espaço. Ele tem a capacidade para 200 pessoas e está lotando em todas as palestras. Está sendo um sucesso”.

“Ficamos muitos emocionados ao ver que seriam realizadas palestras de outras religiões dentro da nave de uma igreja católica. Está sendo maravilhoso, pois reforça o que a Bahia tem de mais poderoso para mostrar, que é o sincretismo religioso. Promover essa rica experiência era o nosso objetivo e ele foi alcançado”, comemora Lisangela.

Convento do Carmo obra arquitetônica do Brasil colonial (Crédito: Erico Afonso)

Maiores informações baixe o aplicativo: APLICATIVO CONGRESSO

Ou entre no site: https://www.cbgtur2019.com.br/

*O jornalista viajou a convite do Sindicato de Guias de Turismo da Bahia e da Federação Nacional de Guias de Tursimo – FENAGTUR

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Ministro do Turismo fala na coletiva em Brasília, realizada hoje (2) – OUÇA!

Na entrevista coletiva realizada em Brasília nesta quinta-feira (2), com a junta 'transversal' de ministérios para apresentar as medidas tomadas pelo governo brasileiro diante...

Associações hoteleiras de SP buscam o consenso no Procon com a intermediação de Lummertz (Veja Vídeo)

Na última terça feira (31), os presidentes de quatro associações de hotéis e resorts encaminharam ao Procon-SP um documento para que o órgão intermediasse...

Mercedes-Benz comemora os 120 anos da origem de seu nome e marca

Há 120 anos, o nome de uma menina de onze anos de idade se tornou a síntese dos carros e deu nome à primeira...

IATA afirma que aéreas enfrentam queda rápida de reservas de caixa

Segundo a mais recente análise publicada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association), as companhias aéreas podem gastar US$...

Bourbon Atibaia Resort doa produtos e alimentos à associações e entidades sociais

Com objetivos bem claros de contribuir com a sociedade diante da pandemia global que alcançou nosso país, o Bourbon Atibaia Resort sensível à situação...

Principais pontos do novo programa de manutenção do emprego e da renda

Por Priscila Lago* e Marcelo Vianna**Em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (1), o Governo Federal editou a Medida Provisória n. 936 criando...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias