Cuidados e dicas para a saúde antes de uma viagem

Viajar é uma das melhores maneiras de espairecer, esquecer dos problemas, conhecer novas pessoas e ter experiências inesquecíveis.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

—————————————-

 
Entretanto, para que a viagem ocorra da maneira que você espera, sem que tenha nenhuma intercorrência ao longo do caminho, é importante cuidar da sua saúde antes mesmo de colocar os pés no aeroporto.
 
Por conta da ansiedade e animação, muitas vezes acabamos deixando esses cuidados de lado. Mas ninguém quer ter problemas que podem atrasar ou até mesmo fazer com que você volte antes da viagem, não é mesmo?
 
Dessa forma, é sempre importante conferir com o seu médico quais cuidados são necessários realizar antes de qualquer viagem, principalmente se você vai ficar um longo período longe de casa.

Quais são os principais cuidados?

O primeiro passo para garantir que questões de saúde não atrapalhem a sua viagem, é contratar um seguro de viagem. Dependendo do tempo que você for ficar fora e, principalmente, do local que está indo, isso é essencial até mesmo para garantir a entrada em outros países.
 
Entretanto, é importante também se atentar a alguns cuidados nos meses anteriores à viagem, para garantir que todas as questões da sua saúde estejam em ordem.
 
Além disso, algumas condições são mais urgentes para passar com médico e garantir que está tudo bem com a sua saúde, principalmente se for de avião. Esse é o caso de grávidas, idosos e pessoas que tenham alguma situação específica de doença, como doenças crônicas.

Check up médico

Normalmente, as pessoas realizam check ups médicos anualmente, para garantir que não há nenhuma nova doença em seu organismo e que a sua saúde está perfeita.
 
Entretanto, é essencial passar em consulta e realizar alguns novos exames laboratoriais para garantir que nenhuma doença, até então desconhecida, se agrave durante a viagem.
 
Para aqueles que possuem doenças crônicas, é importante passar com o especialista que cuida do caso pouco tempo antes de realizar a viagem, além de ser essencial contar para o profissional quantos dias vai ficar longe de casa e também o destino da viagem.
 
As doenças pré-existentes mais comuns e que muitas vezes requerem autorização de um especialista são:

  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas;
  • Asma;
  • Epilepsia;
  • Hipertensão.

 
Isso é importante até mesmo para, em casos mais específicos, conseguir a receita de medicamentos, caso seja necessário por longos períodos.

Vacinas

Esse é um detalhe muito importante, principalmente para aqueles que vão viajar para fora do país. Isso porque diversos países pedem uma comprovação que a vacina foi tomada, principalmente no caso da febre amarela. 
 
A maioria dos países são aqueles que fazem parte da América Central, América do Sul, África, Leste Asiático e Oceania.
 
Diversos países dessas listas exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Isso é necessário também para aqueles que possuem conexão em algum desses países. 

Odontológico

Quando o assunto é realizar o check up antes de viagens, muitas pessoas acabam esquecendo da sua saúde bucal.
 
Entretanto, a ida à clínica odontológica é essencial para prevenir problemas relacionados a sua boca. Isso porque diversas doenças bucais são silenciosas até o estágio avançado.
 
Estar com uma boca saudável significa estar livre de dores, de desconfortos e de doenças. Ninguém quer passar por algum problema ou sentir dores extremas durante a viagem, não é mesmo? Por conta disso, é importante não esquecer de visitar o dentista para garantir que tudo está em ordem.

Pronto para viajar?

Considerando que todos os cuidados essenciais foram tomados, as visitas aos médicos marcadas e as malas prontas, é o momento de embarcar em mais uma aventura!
 
Para isso, não esqueça de colocar alguns itens em sua mala que são essenciais para qualquer viagem, de maneira a evitar que outros problemas relacionados à saúde ocorram.
 
Dependendo o lugar que você vai viajar, é essencial não esquecer de colocar em sua mala de viagem o repelente, para se prevenir de mosquitos, pernilongos e, principalmente, das diversas doenças que podem apresentar.
 
Além disso, independente do seu destino, é importante não esquecer do protetor solar. A sua falta pode fazer uma grande diferença na maneira que você aproveita a sua viagem, principalmente naquelas que são longas e em ambientes tropicais.
 
Da mesma maneira, é sempre importante ter um sua mala um kit de medicamentos, caso tenha alguma emergência. Para isso, os principais remédios são aqueles para gripe, dor de cabeça, enjoo e antialérgico.
 
Muitas pessoas podem considerar todos esses cuidados como exageros, entretanto são essenciais para garantir que tenha uma viagem tranquila e segura, sem intercorrências, para que consiga aproveitar o máximo possível dessas novas experiências.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Ronaldo Albertino, da Hotel Care, faz prognósticos do setor: “a regra vai ser fechar as contas no zero a zero”

Quando iremos retomar a normalidade da atividade econômica, em especial as atividades hoteleiras? por Paulo Atzingen*Uma recente enquete do Bradesco BBI (Banco de Investimento da...

Decidido: ABIH-SC transfere 33ª edição do Encatho & Exprotel para agosto de 2021

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina ABIH-SC, informou na tarde desta terça-feira sua decisão de transferir a 33ª edição do...

Jornalista: um escritor que navega pelas correntezas do verossímil

Por Paulo Stucchi*Recordo-me de um professor – daqueles que marcam a vida da gente numa época em que queremos abraçar o mundo, mas não...

Vila Galé apoia MP 936/2020 que preserva empregos e renda de colaboradores

Em comunicado emitido na manhã desta terça-feira (7), o grupo português Vila Galé congratula-se com as primeiras medidas aprovadas pelo Governo Federal brasileiro de...

Cabe negociação coletiva se houver suspensão contratual durante pandemia

As empresas deverão notificar os sindicatos da intenção de suspender temporariamente contratos e de realizar corte salarial. É o que determina o ministro Ricardo Lewandowski, do...

Obras no Largo do Boticário do JO&JOE são iniciadas

As obras de revitalização e transformação das cinco casas que constituem o histórico Largo do Boticário, no Cosme Velho, zona Sul do Rio de...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias