Denílson Althmann, do Park Inn By Radisson Santos: “Um ano bom, mas mais difícil que 2018”

O gerente geral do Park Inn By Radisson Santos, Denilson Althmann concedeu uma entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO por telefone e apresentou um balanço de seu empreendimento neste ano, além de analisar as oscilações de humores do mercado hoteleiro sob a influência da política nacional.

por Paulo Atzingen

——————-

Segundo Denilson, o ano de 2019 fecha positivo assim como 2018, no entanto foi um ano mais difícil em vários aspectos, segundo ele. “Em 2019 todas as aberturas (hotéis concorrentes e não concorrentes diretos) aconteceram e começaram a funcionar. Além disso, houve uma redução de mercado”, enumera Althmann, se referindo a baixa econômica generalizada do Brasil.
Para situar o leitor é preciso lembrar que a cidade de Santos teve uma repaginação de seu cenário hoteleiro nos últimos dois anos.  A principal mudança veio com a chegada de grandes redes nacionais e internacionais como Marriot, com o novíssimo upscale Sheraton Santos, a Accor com cinco empreendimentos (Mercure, Novotel, Ibis Gonzaga, Ibis Valongo e Ibis Style), Atlantica (Comfort e Park Inn by Radisson), Estanconfor, e Bourbon (que agora administra o Mendes Plaza Hotel, que passou a se chamar Bourbon Santos Hotel).

Análise política

Denilson faz uma análise mais aprofundada do mercado estabelecendo parâmetros da política nacional quando cita as expectativas de o governo de Jair Bolsonaro. “Também temos o fator governo. O candidato que ganhou (Jair Bolsonaro) tinha um discurso econômico muito forte e gerou grandes expectativas nas empresas e até criou uma demanda reprimida”, analisa. “No entanto, durante o primeiro semestre de 2019  ocorreu um descompasso entre o (poder) legislativo e o executivo o que acabou gerando uma insegurança que afetou o mercado, ocorrendo ressonâncias na hotelaria e no processo de reservas”, detalha o executivo. “2019 foi um ano de aprendizado do novo governo e gerou uma certa instabilidade nos números”, sintetiza.
Porém, Althmann adianta que o segundo semestre deste ano as coisas melhoraram. “Sempre, no segundo semestre as coisas melhoram”, diz se referindo a eventos corporativos aliados aos feriados prolongados. “O mês de dezembro – ainda em sua primeira quinzena –  já comemoramos 80% do faturamento alcançado, tomando como base o ano de 2018. Esse percentual é uma tendência positiva e que promete se estender para 2020”, prognostica.

Ano que vem

Para 2020 o executivo vê um cenário com bastante otimismo. A experiência administrativa de Althmann lhe facilita fazer uma análise acurada do comportamento do mercado, fatiando-o em períodos:
“O primeiro semestre de 2020 – está dividido em dois trimestres bem definidos. Janeiro, fevereiro e março – temperatura de verão, alta ocupação. A partir de abril começa a entresafra do porto, os navios vão embora. O que vai trazer fluxo ao município a partir de junho são os eventos”, lembra.

Cidades Criativas

Grandes eventos ocorrerão no segundo semestre de 2020 em Santos e um que se destaca é o Encontro Anual de Cidades Criativas da  Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em junho . “Esse e outros eventos trarão para a cidade muita gente”, reforça Denilson. Segundo dados da Prefeitura Municipal de Santos, a cidade possui 4.788 leitos distribuídos em um pouco mais de 20 hotéis de todas as categorias.
Retornando sua análise política, Denilson acredita que 2020 o cenário político – pelo menos o nacional, segundo o hoteleiro – será mais tranquilo; “O segundo ano de governo acredito ser mais tranquilo. O problema de linguagem utilizada (pelo presidente) e de seu entendimento com o congresso vai aos poucos se ajustar. Por isso, acredito que iremos ter um ano politicamente mais tranquilo, com mais fluidez; isso vai influenciar empresas a investirem em pessoal, em reuniões, em viagens”, pontua.

Hotel Recomendado

Nos dois anos de funcionamento, o Park Inn By Radisson Santos tem  574 avaliações no site Trip advisor o que lhe dá uma ótima colocação no ranking de hotéis executivos (midscale). “Continuamos líder em nossa categoria por meio de notas e avaliações de nossos hóspedes. Além disso,  somos muito bem conceituados no Net Promoter Score (NPS), um indicador mundialmente utilizado para medir o grau de satisfação de um cliente. Estamos entre elas e nosso índice atual é 84 pontos”, comemora Althmann.

_______________
Avenida Marechal Floriano Peixoto 241, Santos, Estado de São Paulo 11060-303 Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Vila Galé congratula-se com medidas econômicas aprovadas no Brasil

Em comunicado emitido na manhã desta terça-feira (7), o grupo português Vila Galé congratula-se com as primeiras medidas aprovadas pelo Governo Federal brasileiro de...

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte pode iniciar operação

Em meio a esse momento turbulento, em função da pandemia do coronavírus, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte tem uma boa notícia, sobretudo para...

China tem 1º dia sem mortes por coronavírus desde início de registros

Pela primeira vez desde o fim de janeiro, quando começou a divulgar balanços sobre vítimas do novo coronavírus (COVID-19), a China registra um dia...

OMS alerta sobre afrouxar medidas contra coronavírus cedo demais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não tem uma recomendação geral para países e regiões afrouxarem medidas que visam a desacelerar a propagação do...

Que bicho é este? – Crônica de Jorge Salim*

Que bicho é este?Que transformou o mundo sem ser visto.Que bicho é este? Que mudou a sensação de semana com sete dias. Que igualou a segunda-feira aos outros dias. Segunda virou terça, quarta,...

Ação social: trade turístico de Porto de Galinhas doa 10 toneladas de alimentos

A crise causada pela proliferação do novo coronavírus fez com que todo comércio não essencial de Porto de Galinhas obedecesse as recomendações do Governo...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias