Destaque da semana: Denilson Althmann  faz análise da economia hoteleira em Santos

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RETRÔ 2018 – Publicado dia 11 de agosto

A Marriott International em parceria com o Grupo Mendes, inaugurou no início de agosto o primeiro hotel de luxo em Santos, o Sheraton Santos Hotel, erguido no Bairro Aparecida. O DIÁRIO participou dessa abertura e constatou o grande entusiasmo dos empresários locais com a retomada da economia da cidade. Santos atualmente possui quase cinco mil leitos, distribuídos em 25 hotéis, segundo o SintHoRes da baixada santista.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Colocando os pés no chão, é preciso lembrar que no ano passado, dois tradicionais hotéis fecharam as portas na cidade; o centenário Avenida Palace e o hotel Praiano. Mesmo sofrendo a forte recessão econômica do país, Santos tem interessado redes hoteleiras. Só este ano chegaram à cidade o Park-Inn by Radisson e Ibis Budget. Em dezembro chega a primeira bandeira Bourbon: o Bourbon Santos Convention Hotel.

O DIÁRIO conversou com o experiente hoteleiro Denilson Althmann, gerente geral do Park Inn by Radisson Santos.

Segundo Denilson, o mercado Santista iniciou ano com um mês de janeiro tradicionalmente aquecido. “Ainda influenciado pelo período de crise econômica,  os turistas buscaram praças e destinos com o melhor custo/benefício, as quais não necessitavam de transporte aéreo”, analisa o executivo.

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De acordo com o hoteleiro, no primeiro semestre ocorreram poucos eventos expressivos na cidade e, de forma sintomática influenciaram na baixa ocupação. “Com exceção de alguns eventos esportivos, mas que não foram suficientes para alavancar os resultados. O primeiro semestre  foi marcado por um período climático complicado com chuvas e temperaturas baixas. Outros fatores que influenciaram este período foi a greve dos caminhoneiros e o período de jogos da Copa do Mundo”, afirmou.

Segundo tempo

Para o segundo semestre, Althmann vê uma tendência positiva com grandes eventos acontecendo na cidade. “Teremos o Hiper Feirão Flytour no final de agosto e início de setembro, o Mirada Sesc, o Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos que acontece também em setembro, e o CBTB congresso de treinamento, que deverá trazer milhares de congressistas para a cidade” enumera Denilson.

Acrescenta o hoteleiro que o clima melhora literalmente no segundo semestre, com mais feriados e algumas intervenções do poder público na cidade: “No segundo semestre as condições climáticas são mais favoráveis (primavera e verão), feriados prolongados (7 de setembro, 15 de outubro, 15 de novembro), aumento da taxa do dólar, entre outros fatores”, adianta.

Segundo o hoteleiro, aumento da oferta deverá ser sentido no final do primeiro trimestre de 2019 (Crédito: DT)

Ramp up time

Althmann lembra ainda da entrada da bandeira Sheraton na cidade e que isso é um indicativo de índices melhores: “a mudança de um hotel de administração familiar,  tradicional na cidade, para uma rede hoteleira internacional, com mais recursos e expertise no mercado é excepcional”. No entanto, lembra ele, que o aumento do número de leitos na cidade não quer indicar um aumento de ocupação e receita imediata. “O aumento na oferta e em consequência da procura não deverá ser sentida no segundo semestre ainda,  devido ao aquecimento econômico, que ocorre tradicionalmente neste período e ao “Ramp up time” destas unidades”.

Denilson finaliza afirmando que o aumento da oferta deverá ser sentido no final do primeiro trimestre de 2019, quando retorna o período de poucos eventos e período em que a temperatura climática despenca.  Baseado nestas informações, o cenário projetado para 2019 é de estagnação na taxa de ocupação, mantendo-se dentro do patamares realizados em 2018, porém, segundo ele, com crescimento da diária média. 

 

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