DIÁRIO divulga destinos mexicanos: Mundo Maia

Continua depois da publicidade

A antiga civilização maia é conhecida em todo o mundo, principalmente pela precisão de seus cálculos matemáticos, o conhecimento que transcendeu o tempo e ainda pode ser visto na perfeição de suas construções e na complexidade de seu calendário.

O sudeste mexicano é o principal palco da celebração do Mundo Maia: os estados de Campeche, Chiapas, Quintana Roo, Tabasco e Yucatán nasceram da grandeza, da sabedoria e do esplendor desta cultura milenar e abrigam até hoje um patrimônio inestimável que deve ser visitado pelo menos uma vez na vida. Do ano 2000 a.C. até 1546 d.C., aproximadamente, os maias deram forma a uma civilização cujos trabalhos arquitetônicos são a parte mais tangível de nosso patrimônio: até hoje se preservam enormes palácios, murais ricos em detalhes, imponentes centros cerimoniais e vestígios dos centros urbanos.

Cada constatação feita nesta terra lança luz sobre a profundidade do conhecimento científico e astronômico dos maias, e confirma o que já sabíamos: que esta civilização é grande como poucas.

Veja também as mais lidas do DT

O Mundo Maia tem portas abertas para acolher a quem queira se deixar surpreender pelo lugar em que esta civilização ainda brilha.
O Mundo Maia tem portas abertas para acolher a quem queira se deixar surpreender pelo lugar em que esta civilização ainda brilha.

Os segredos escondidos nas pirâmides e templos, nas profundezas da floresta, a beleza das ruas e calor do povo são um verdadeiro motivo de orgulho para o México e mexicanos. Por isto, como sempre, o Mundo Maia tem portas abertas para acolher a quem queira se deixar surpreender pelo lugar em que esta civilização ainda brilha.

Campeche

Com alguns dos mais belos sítios arqueológicos, costas, selvas, cenotes e uma forte herança colonial nas suas cidades, este estado, como sua capital, parece protegido por uma muralha que o mantém fora do tempo. Os vestígios da cultura maia encontrados aqui datam do período pré-clássico médio, período a partir do qual houve um importante desenvolvimento da agricultura e dos trabalhos em cerâmica. Foi durante o período clássico que se desenvolveram muitas das edificações que até hoje são preservadas e que tornaram Campeche um dos destinos mais atraentes para descobrir o Mundo Maia.

Os habitantes dos 11 municípios deste estado e herdeiros de uma tradição mestiça e conhecida em todo o país pela sua hospitalidade, também guardam o segredo de uma gastronomia centrada em frutos do mar, cação e camarões.

Os vestígios da cultura maia encontrados aqui datam do período pré-clássico médio.
Os vestígios da cultura maia encontrados aqui datam do período pré-clássico médio.

A capital do estado foi habitada pela civilização maia desde o ano 900 d.C., aproximadamente, sob a jurisdição do centro político de Edzná. A fundação da cidade, no entanto, ocorreu durante a Conquista do México. A soma da influência espanhola e da herança desta cultura originária deu um resultado esplêndido: em Campeche ainda se respira o ar rústico e descontraído. O pequeno centro, protegido pela célebre muralha – construída entre 2686 e 1704 – foi resultado de uma longa história de pirataria e esconde casas bem preservadas famosas pelas fachadas que sempre parecem recém-pintadas. A praça da Independência ganha vida durante a noite, enquanto as luzes da catedral imponente acendem quando a noite cai. Não só é a única cidade fortificada do país, mas também o seu centro foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1999.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade