Aninha Costa, Secretária do Turismo do Rio Grande do Norte é a entrevistada do DIÁRIO

Continua depois da publicidade

Na sequência de conversas e diálogos com os secretários de Turismo dos Estados Brasileiros, a secretária do Rio Grande do Norte, Aninha Costa é a primeira entrevistada. Nesta conversa com o jornalista Paulo Atzingen, Aninha fala de promoção do destino, regularização de contas do Estado e da função social que o turismo deve ter para com o seu cidadão. Acompanhe:

DIÁRIO – Como foi a promoção do Estado do Rio Grande do Norte neste primeiro semestre no que se refere à participação em feiras nacionais e internacionais, famtours e presstrips?

ANINHA COSTA – Avaliamos o nosso primeiro semestre positivamente. Conseguimos manter os eventos que estavam programados e ainda fazer um pouco mais. Participamos de seis ações internacionais ligadas aos nossos principais mercados emissores e de mais de dez eventos nacionais no primeiro semestre, onde capacitamos agentes e operadores de viagens, estreitamos laços, fizemos excelentes negócios e iniciamos parcerias. Conseguimos realizar também dois famtours, recebendo um total de 17 operadores oriundos da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Reino Unido, Noruega, Macau, Peru, México, Colômbia. Para o segundo semestre temos a previsão de press trips em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo por meio do Programa Investe Turismo.

 

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Com a regularização das contas do Estado, como a senhora pretende desenvolver projetos turísticos no território potiguar?

ANINHA COSTA – O Rio Grande do Norte tem um enorme potencial turístico, todos nós sabemos. Mas a nossa gestão quer colocar a pasta efetivamente como prioridade no Estado, conseguindo um bom orçamento para os próximos anos, que nos proporcione uma conjuntura favorável a desenvolver esse potencial. Atualmente está em desenvolvimento o nosso Plano Plurianual (PPA), que será anexado ao planejamento do Estado, alinhado ao Plano de Governo da atual gestão. No PPA, fizemos um levantamento de necessidades de todo o RN para melhorar a infraestrutura, investir em equipamentos turísticos de excelência e desenvolver ações de promoção. Ou seja, vamos organizar a casa e trabalhar na prospecção de turistas para o estado e no intuito de mantê-lo aqui por mais tempo. Para tudo isso, precisamos de orçamento e estamos dando o primeiro passo com o PPA.

 

DIÁRIO – A senhora como Secretária de Estado de Turismo e desempenhando um cargo público como vê o fenômeno da economia do turismo na vida do potiguar, considerando que o turismo deve ser bom não só para o turista ou para quem trabalha com turismo, mas para o cidadão.

 

ANINHA COSTA – Um estado que quer ser bom para o turista deve se dedicar primeiramente a ser bom para a população que nele reside, isso é primordial. Por isso ratifico a importância de bons acessos, segurança, infraestrutura, opções de lazer e entretenimento. Não podemos deixar de lado o âmbito econômico, onde temos o turismo como uma das atividade que mais gera emprego e renda. No Rio Grande do Norte, é notório que por meio dele conseguimos trazer resultados imediatos e de forma crescente para os moradores, já que o segmento possibilita a movimentação de renda em 52 setores da economia.

 

DIÁRIO – Qual a importância do turismo para o seu governo?:

 

ANINHA COSTA – O turismo é uma das prioridades do governo da Professora e governadora Fátima Bezerra, entendemos que para termos um turismo sustentável precisamos de conectividade aérea, segurança, infraestrutura, qualificação de pessoal e equipamentos turísticos de excelência.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade