DIÁRIO participa do maior Festival de Jazz do Nordeste

Continua depois da publicidade

Marcos Junior T. Oliveira, repórter freelancer*

Ouvir uma boa música sempre é prazeroso, ainda mais quando isto está amarrado a um ambiente agradável, junto à natureza ou à beira-mar. O DIÁRIO participou do 6º Fest Bossa & Jazz Circuito 2015 realizado nas cidades de São Miguel do Gostoso, Natal e Pipa, no Rio Grande do Norte e teve o prazer de experimentar tudo isso.  O evento aconteceu no último final de semana de agosto.

Palco montado no bairro de Ponta Negra, em Natal (foto: Marcos J.T Oliveira
Palco montado no bairro de Ponta Negra, em Natal (foto: Marcos J.T Oliveira

Circuito

Veja também as mais lidas do DT

O festival nasceu em 2010 com o objetivo de promover compositores, músicos e intérpretes do cenário musical jazzístico nacional e internacional. Tudo isso sob os cuidados da produtora cultural Juçara Figueiredo. “Em 2013, o Fest Bossa & Jazz conseguiu colocar o Rio Grande do Norte no circuito dos grandes festivais no Brasil, e isto já lhe rendeu o status de maior festival do gênero no Nordeste“, afirma Juçara ao DT. O evento acontecia somente em Pipa e Natal, mas este ano desembarcou no município de São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Estado, transformando-se em um circuito.

Show do baixista, produtor musical e compositor Josias Marinho (Foto: Marcos J.T. Oliveira)
Show do baixista, produtor musical e compositor Josias Marinho (Foto: Marcos J.T. Oliveira)

Escolha por curadoria

Além de ter um status regional, o Fest Bossa & Jazz é membro fundador da ABRAFEST (Associação Brasileira dos Produtores de Festivais de Música Instrumental, Jazz & Blues).

O Fest Bossa & Jazz virou um circuito no ano que o país vive uma crise financeira. Para nós é um grande desafio, mas a compensação está na satisfação do nosso público”, diz a idealizadora Juçara Figueiredo. “Um tema que faço questão de reforçar é que nunca repetimos atrações”, destaca a produtora.

Ainda, segundo ela, a escolha das atrações é feita gradativamente e uma curadoria toma como base a experiência de edições passadas, evitando repetir atrações e sempre trazendo e destacando novos nomes do cenário musical, tornando o evento sempre atraente para novos olhares e valorizando os músicos locais.

Inserção Social através da Música no SESC

Bossa & Jazz Street Band durante prévia pelas ruas da Praia de Ponta Negra
Bossa & Jazz Street Band durante prévia pelas ruas da Praia de Ponta Negra. Interação, ginga e boa música!

Uma atração à parte do 6º Fest Bossa & Jazz Circuito 2015 foi a Bossa & Jazz Street Band (foto ao lado), grupo criado para a edição de 2012 com músicos de bandas filarmônicas e orquestras do Estado e foi mantido para a edição deste ano. O que chamou a atenção do público foi a interação dos membros com os instrumentos e o gingado, pois tocavam clássicos do jazz e do blues interagindo com o público.

Ainda na linha de projeto artístico inovador, o festival tem como premissas um maior desenvolvimento social da região e a criação de mão de obra qualificada nas três cidades, como ações de educação ambiental nas praias e oficinas diversas com os músicos convidados.

Em São Miguel do Gostoso, o SESC-RN ofereceu atividades de contação de história, wokshops musicais, concertos didáticos, oficinas, palestras, unidade móvel de leitura e o CineSesc, que exibiu todos os dias filmes da mostra de cinema Nueva Mirada para infância e juventude, voltada a jovens a partir de quatro anos.

A Música e o Turismo

A união dessas várias áreas como artes, cultura, música, gastronomia, arquitetura, são fundamentais para transformar e incrementar o turismo ou um produto turístico em qualquer parte. No litoral do Rio Grande do Norte não é diferente e o 6º Fest Bossa & Jazz Circuito 2015 é um exemplo prático disso. Criado com o intuito de incrementar a agenda de agosto – mês considerado de baixa temporada – conseguiu firmar-se como iniciativa assertiva. Dezenas de pousadas e hotéis lotados não só na praia da Pipa, como ao longo das praias do litoral sul potiguar,  fervendo de turistas do mundo inteiro e todos ouvindo e apreciando a boa música.

 Show na Praia de Pipa. A Sesi Big Band com Roberta Sá, cantora natalense de jazz e radicada no Rio de Janeiro (Foto: Marcos J.T. Oliveira)
Show na Praia de Pipa. A Sesi Big Band com Roberta Sá, cantora natalense de jazz e radicada no Rio de Janeiro (Foto: Marcos J.T. Oliveira)

Fest Bossa & Jazz Circuito 2015 na praia de Pipa – a mais internacional das praias do Rio Grande do Norte – teve em uma de suas concorridas noites o esperado show do Sesi Big Band Convida Roberta Sá – uma das sensações e   talento da terra. Toda essa magia, aliada ao espetáculo de lua cheia que decorou o céu do nordeste!

*  O repórter viajou a convite da TAM

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade