Diretores debatem os rumos da Cinemateca Brasileira, patrimônio do país

Continua depois da publicidade

Conversa será transmitida pelo Youtube do Canal Curta! às 20h desta sexta-feira (6 de agosto)

Edição do DIÁRIO com agências

As perspectivas para a Cinemateca Brasileira, instituição que preserva a memória do audiovisual nacional, irão pautar o debate que ocorre ao vivo nesta sexta-feira, às 20h, com um grupo de seis cineastas renomados.

Promovido pela Associação Paulista de Cineastas (APACI) com apoio do canal Curta!, o evento reunirá os diretores Ana Maria Magalhães, Cacá Diegues, Fernando Meirelles, Joel Zito Araújo, Sandra Kogut, Tizuka Yamasaki e Giba Assis Brasil, com mediação de Roberto Gervitz.

Veja também as mais lidas do DT

A Cinemateca Brasileira reúne 200 mil rolos de filmes, que somam 30 mil títulos separados em obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e particulares produzidos desde 1895.

O acervo também conserva uma coleção de 180 mil rolos em 16mm de imagens da primeira emissora de televisão brasileira, a TV Tupi, com reportagens e programação de entretenimento.

O acervo da biblioteca possui 4.700 livros, 130 pesquisas acadêmicas, 3 mil roteiros, 8 mil cartazes de filmes, coleções de periódicos, entre outros.

Encontro será transmitido pelo Youtube do Canal Curta!

A conversa será transmitida exclusivamente pelo Youtube do canal Curta! (youtube.com/canalcurta), sendo permitido aos espectadores fazer perguntas na parte final.

O debate, que deve durar cerca de duas horas, terá introdução de Carlos Augusto Calil, presidente da Sociedade de Amigos da Cinemateca. Em seguida, cada convidado terá sete minutos iniciais para tecer considerações sobre a situação daquela instituição, que está sem gestor desde dezembro de 2019. Por conta disso, o Ministério Público Federal chegou a ajuizar uma ação contra a Secretaria Especial de Cultura, alegando abandono do espaço.

Somente no último 30 de julho, um dia após o incêndio que destruiu um galpão da Cinemateca, na Zona Oeste de São Paulo, o governo federal publicou um edital de chamamento público para a escolha de uma “entidade privada sem fins lucrativos” para gerir o órgão por cinco anos. Esse edital será um dos assuntos do encontro.

“O futuro da Cinemateca corre perigo. O edital recém-publicado pelo governo promete mais cinco anos de precariedade para essa instituição. Há uma falta de compreensão sobre o que significa preservar o nosso acervo audiovisual. Memória é identidade”, diz o mediador Roberto Gervitz, coordenador do grupo SOS Cinemateca-APACI.

A pauta também terá questões como a importância da Cinemateca, as medidas que precisam ser tomadas para que ela funcione normalmente e o descaso do governo federal com essa instituição e outras do meio cultural.

ATO EM DEFESA DA CINEMATECA: No próximo sábado, dia 7 de agosto, às 14horas, na frente da sede da instituição, na Vila Mariana, será realizado ato em defesa da Cinemateca, promovido pela Frente Ampla em Defesa da Cinemateca Brasileira (ABPA, ABRACI, Coletivo Cinemateca Acesa, AVM e trabalhadores da Cinemateca Brasileira) e pela APACI.


Serviço

Debate: Perspectivas para a Cinemateca Brasileira,

Sexta Feira, dia O6/08; às 20 horas, no YOUTUBE DO CURTA (https://www.youtube.com/watch?v=FrZ3rsxGsiI)

Participantes: Ana Maria Magalhães: Cacá Diegues: Fernando Meirelles; Joel Zito Araujo; Sandra Kogut e Tizuka Yamazaki

Confira o link do encontro:

https://www.youtube.com/watch?v=FrZ3rsxGsiI

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade