HomeEconomia do turismoEmbratur renova as estratégias de promoção internacional do Brasil

Embratur renova as estratégias de promoção internacional do Brasil

Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional (Embratur), ressalta a importância de São Paulo para o desenvolvimento do turismo

Por Zaqueu Rodrigues, repórter do DIÁRIO*


Na tarde desta terça-feira (13), durante um encontro com o Visite São Paulo Convention Bureau no hotel Sheraton São Paulo WTC, na zona sul paulistana, o presidente da Embratur Marcelo Freixo compartilhou um panorama das estratégias da Agência para promover o destino Brasil no mercado global de turismo e ampliar o número de turistas estrangeiros.

Em 2024, a Embratur projeta um aumento de 11,8% na entrada de turistas internacionais no Brasil. Para o gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur, Fabio Montanheiro, a realização de eventos é essencial para esse crescimento, e justifica. “Nas semanas de eventos, aumenta em quase 40% o desembarque de turistas nacionais e internacionais ao destino”.

O perfil do turista internacional e o que busca em sua viagem é uma das prioridades da Embratur. A Agência vai disponibilizar em seu site um painel contendo informações sobre a chegada de turistas internacionais ao Brasil, seus países de origem, portão de entrada, preferências… O painel também apresentará uma pesquisa sobre a reputação do Brasil no imaginário internacional, dados de receitas turísticas e da malha aérea mundial.

Toni Sando e Marcelo Freixo - Foto: Greg Gregoragi
Toni Sando e Marcelo Freixo – Foto: Greg Gregoragi

O crescimento no número de turistas internacionais ilumina e fortalece as expectativas otimistas do setor. Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, vê um horizonte promissor diante dos 3,5 milhões de turistas internacionais recebidos pelo Brasil no primeiro semestre de 2024 – o que representa um aumento de 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior”.

A Embratur desenvolve 18 ferramentas de promoção. A integração entre iniciativas pública e privada é fundamental, afirma Marcelo Freixo, que celebra a parceria entre a Embratur e o Visite São Paulo para impulsionar os eventos no estado. ‘A nossa missão é fazer o turismo gerar emprego e renda’, diz o presidente da Embratur.

Freixo também sublinha a relevância da política para o turismo e do turismo para a política. Ele encoraja o setor de turismo a ocupar e a expandir a sua atuação política para o desenvolvimento do setor considerado estratégico para a economia brasileira. “Podemos pensar e fazer juntos para levar o turismo a assumir o seu papel político”, convida o presidente da Embratur.

Mais Lidas