Embratur renova as estratégias de promoção internacional do Brasil

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Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional (Embratur), ressalta a importância de São Paulo para o desenvolvimento do turismo

Por Zaqueu Rodrigues, repórter do DIÁRIO*


Na tarde desta terça-feira (13), durante um encontro com o Visite São Paulo Convention Bureau no hotel Sheraton São Paulo WTC, na zona sul paulistana, o presidente da Embratur Marcelo Freixo compartilhou um panorama das estratégias da Agência para promover o destino Brasil no mercado global de turismo e ampliar o número de turistas estrangeiros.

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Em 2024, a Embratur projeta um aumento de 11,8% na entrada de turistas internacionais no Brasil. Para o gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur, Fabio Montanheiro, a realização de eventos é essencial para esse crescimento, e justifica. “Nas semanas de eventos, aumenta em quase 40% o desembarque de turistas nacionais e internacionais ao destino”.

O perfil do turista internacional e o que busca em sua viagem é uma das prioridades da Embratur. A Agência vai disponibilizar em seu site um painel contendo informações sobre a chegada de turistas internacionais ao Brasil, seus países de origem, portão de entrada, preferências… O painel também apresentará uma pesquisa sobre a reputação do Brasil no imaginário internacional, dados de receitas turísticas e da malha aérea mundial.

Toni Sando e Marcelo Freixo - Foto: Greg Gregoragi
Toni Sando e Marcelo Freixo – Foto: Greg Gregoragi

O crescimento no número de turistas internacionais ilumina e fortalece as expectativas otimistas do setor. Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, vê um horizonte promissor diante dos 3,5 milhões de turistas internacionais recebidos pelo Brasil no primeiro semestre de 2024 – o que representa um aumento de 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior”.

A Embratur desenvolve 18 ferramentas de promoção. A integração entre iniciativas pública e privada é fundamental, afirma Marcelo Freixo, que celebra a parceria entre a Embratur e o Visite São Paulo para impulsionar os eventos no estado. ‘A nossa missão é fazer o turismo gerar emprego e renda’, diz o presidente da Embratur.

Freixo também sublinha a relevância da política para o turismo e do turismo para a política. Ele encoraja o setor de turismo a ocupar e a expandir a sua atuação política para o desenvolvimento do setor considerado estratégico para a economia brasileira. “Podemos pensar e fazer juntos para levar o turismo a assumir o seu papel político”, convida o presidente da Embratur.

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