Escola municipal Caetano Vezozzo: semente das transformações 

Continua depois da publicidade

Diretora da escola municipal Caetano Vezozzo, que atende do período pré-escolar ao quinto ano, a professora Vânia Carvalho Dias diz que é  a experiência viva das transformações ocorridas em Cambará nesses últimos anos. “No começo enfrentamos muitos conflitos, houve uma resistência dos moradores”, lembra.

por REDAÇÃO DO DIÁRIO (Texto e reportagem Zaqueu Rodrigues e Paulo Atzingen

————————————-

Esse cenário áspero, de pobreza e exclusão, vivido por muitos moradores, aos poucos foi mudando. “Nada é por acaso. Foi Deus quem nos colocou aqui. Não foi fácil, mas vencemos essa batalha com uma equipe muito boa e comprometida com o bem-comum”, diz a diretora.

 

Veja também as mais lidas do DT

As sementes foram plantadas na região, afirma Vânia. “A profissão de professor, como sempre costumo dizer, é muito gratificante, porque transformamos muitas vidas. Hoje os alunos pensam no futuro, algo que não acontecia. Agora eles planejam ser professores, médicos, engenheiros…”

 

Na escola municipal Caetano Vezozzo estudam 434 alunos. Entre eles estão os adultos que participam do programa Educação de Jovens e Adultos, o EJA. “São alunos que nunca tiveram a oportunidade de estudar e que, agora, querem aprender para ler a Bíblia, assinar o nome, tirar habilitação…”, conta a diretora.

A escola também atende o EJA – Educação de Jovens e Adultos

Grata

Vânia se diz muito grata pela possibilidade de ver a vida se transformar diante de seus olhos. “Eu agradeço à Deus por estar aqui e estar fazendo a diferença na vida de tantas pessoas. Hoje temos o que é mais importante para mudar o mundo: sonhos”, ensina ela.

 

Concebido para atender inicialmente o bairro Rotary de Cambará, o Instituto Bourbon conta hoje com alunos dos bairros vizinhos São José 1, São José 2, Pinheiro, Jardim Santo Antônio. Hoje, o Instituto (escolas municipal e estadual, centro-poliesportivo e escola profissionalizante) atende mais de 3 mil pessoas de cinco bairros.

________________________

Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental

O Instituto foi idealizado por Alceu Antimo Vezozzo em 2002, a partir da iniciativa da Rede Bourbon de promover o bem-estar social para famílias de baixa-renda, com foco no enriquecimento cultural das novas gerações e incentivo para que possam se desenvolver social e economicamente.

____________________________

www.institutobourbon.org – www.bourbon.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade