Alunos do Instituto Bourbon: Partícipes do mundo

Continua depois da publicidade

Em poucos anos de atuação, o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental está transformando a vida de muitas famílias de Cambará e região rompendo um ciclo de desamparo, exclusão e também violência

Por REDAÇÃO DO DIÁRIO (Texto e reportagem Zaqueu Rodrigues e Paulo Atzingen)

_______________________________

 

Em outras palavras é o que diz a moradora Regiane Luz, que não esconde a felicidade ao ver o filho Nicolas Luz Assis de Oliveira, aluno do Instituto Bourbon, brilhar nas artes marciais. Os primeiros passos no esporte foram dados no Instituto. Hoje, o jovem lutador de karatê coleciona títulos por onde passa. Ele frequenta a 7ª série do ensino fundamental e tem o espírito de um campeão. Já ganhou 60 medalhas.

Veja também as mais lidas do DT

Regiane Luz, mãe de aluno: filho brilha nas artes marciais (Crédito: DT)

Orgulho de Mãe

“O Instituto Bourbon é um grande projeto que está ajudando muitas crianças da região”, afirma Regiane, que já avisa que estará na torcida pelo filho no mês que vem durante a final do campeonato paranaense de karatê. “É muito orgulho!”, diz a mãe, que sonha alto junto com o filho.

Para a assistente social Cristina de Paula um dos objetivos principais do Instituto não é formar campeões, embora isso não seja proibido, mas fazê-las perceber que não estão excluídas, que podem se integrar. “Por meio da convivência, da troca de experiências e do despertar de habilidades, os jovens e as crianças se reconheçam como partícipes do mundo”, ensina.

Cristina de Paula, assistente social do Instituto (Crédito: DT)

 Menino de ouro

Aos 13 anos, Nicolas Luz Assis de Oliveira brilha sobre o tatame. O talento do campeão de karatê foi desenvolvido nas aulas de artes marciais do Instituto Bourbon. Hoje ele soma mais de 60 medalhas. E virão muitas outras, sonha ele, que participa de torneios estaduais e nacionais.

Nicolas Luz: primeiras aulas de karatê foram no Instituto (Crédito: DT)

Xadrez na Escola

Criado há cinco anos, o projeto Xadrez na Escola atende hoje cinco escolas públicas de Cambará por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de esporte e de educação. Na escola Caetano Vezozzo, sob a batuta do professor Vinicius Romano, são atendidos 33 jovens. “São alunos dos ensinos fundamental e médio. Nós incentivamos eles a participar de torneios, jogos estudantis e, sobretudo, a se desenvolverem por meio do esporte. Estamos formando campeões da mente”, brinca o professor.

Sob a batuta do professor Vinicius Romano são atendidos 33 jovens no projeto municipal Xadrez na Escola (Crédito: DT)

Biblioteca Google

Na sala biblioteca Google, meninos e meninas a partir do 3° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio têm aula de Fundamentos da Matemática utilizando o método Khan Academy.org “Aqui os meninos e adolescentes experimentam tudo o que a tecnologia pode oferecer para a sua educação. Percebemos que nesta aula o foco e o raciocínio lógico são ativados e desenvolvidos”, afirma Vania Carvalho Dias, diretora da escola municipal Caetano Vezozzo.

Sala Google: foco e interesse por assuntos da matemática e da lógica (Crédito: DT)

‘Pode Quem Pensa que Pode’

No quadro da sala do diretor João Tinelli, tem uma frase escrita em pincel atômico, de autoria de Alceu Antimo Vezozzo: “Pode quem pensa que pode”.  Esta frase, quando criada, tinha como destino a mente e o coração dos jovens aprendizes e crianças da comunidade. Na verdade, ela serve também para todos aqueles que ainda não perderam a esperança em si mesmo e no mundo ao redor.

Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental

O Instituto foi idealizado por Alceu Antimo Vezozzo em 2002, a partir da iniciativa da Rede Bourbon de promover o bem-estar social para famílias de baixa-renda, com foco no enriquecimento cultural das novas gerações e incentivo para que possam se desenvolver social e economicamente.

____________________________

www.institutobourbon.orgwww.bourbon.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade