Estados Unidos vão retomar a emissão de vistos para brasileiros

Os Estados Unidos vão retomar a emissão de vistos para brasileiros, anunciou nesta terça-feira (26) a embaixada americana em Brasília.

Haverá abertura de novas vagas para agendamento de entrevistas ainda neste ano, mas a fila de espera para agendamentos deve “aumentar muito”, disse Antonio Agnone, chefe da seção consular da embaixada americana. As entrevistas serão retomadas a partir de 8 de novembro.

“Estamos fazendo todo o possível para aumentar a disponibilidade, mas a fila pode aumentar e, quando abrimos novas vagas, diminuir. É importante que a pessoa volte sempre para o sistema de agendamento”, afirmou.

A emissão de novos vistos esteve praticamente interrompida desde maio de 2020, por conta da pandemia da covid-19. Com o avanço da doença em território brasileiro, os americanos estabeleceram restrições para viajantes provenientes do país – entre elas a proibição de entrada para quem tivesse passado pelo Brasil nas últimas duas semanas antes do ingresso nos EUA.

Para entrar nos EUA durante a pandemia, os brasileiros que tinham visto válido precisavam cumprir um período de 14 dias num terceiro país que não fosse alvo das restrições americanas, como o México.

Até a segunda-feira (25), de acordo com as autoridades americanas, não era possível realizar agendamento de entrevista do visto para 2021 por falta de vagas. Os cidadãos brasileiros podiam escolher datas em 2022 ou mesmo em anos subsequentes, mas não havia garantia de que os agendamentos seriam respeitados.

Novos requisitos

Agnone e Bradfort detalharam ainda os novos requisitos para entrada nos Estados Unidos, que passam a valer também a partir de 8 de novembro: será preciso apresentar um comprovante de vacinação contra a covid-19 antes de embarcar — serão aceitos os imunizantes aprovados pelas autoridades sanitárias dos EUA e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o que abarca todos os tipos de vacinas aplicadas no Brasil —, com exceção de menores de 18 anos, e também será preciso fazer teste para a doença antes do embarque. (Valor Econômico)

 

 

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial