EUA e União Européia anunciam suspensão de tarifa no subsídios a aeronaves

Continua depois da publicidade

Os Estados Unidos e a Europa devem anunciar nesta terça-feira (15) uma suspensão de tarifas de cinco anos em sua disputa de 17 anos sobre subsídios a aeronaves. Isto vai permitir que se concentrem na ameaça representada pela nascente indústria de aeronaves comerciais da China.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com Reuters


Um acordo para interromper a maior disputa comercial corporativa do mundo ajudaria a fabricante de aviões norte-americana Boeing (BA.N) e a europeia Airbus (AIR.PA) , ao mesmo tempo em que concederia alívio a dezenas de outras indústrias afetadas pelas tarifas tit-for-tat que foram suspensas em março . Eles enfrentarão uma nova guerra comercial dentro de semanas se não houver progresso.

Veja também as mais lidas do DT

A Comissão Europeia, que supervisiona a política comercial da UE, e os Estados Unidos prometeram encontrar uma solução até 11 de julho, quando as tarifas transatlânticas atualmente suspensas serão retomadas.

Mas chegar a um acordo detalhado se mostrou complexo, dadas quase duas décadas de disputas legais e milhares de páginas de documentos, disse uma fonte à Reuters.

Um acordo de paralisação atrasaria a retomada das tarifas por anos, em um momento em que o presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu reiniciar as relações com os parceiros europeus após quatro anos tumultuados sob o ex-presidente Donald Trump.

A disputa se arrasta desde 2004, quando os Estados Unidos desistiram de um pacto de subsídio de aeronaves de 1992 e levaram a UE à OMC, alegando que a Airbus havia conseguido igualar a participação da Boeing no mercado de jatos graças em parte aos empréstimos governamentais subsidiados.

Nos últimos meses, as principais autoridades europeias, britânicas e americanas têm se envolvido em intensas discussões para resolver a disputa e se concentrar em outros desafios, incluindo a China.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade