EXCLUSIVO: Hotéis Marabá, Excelsior e Timbiras, ícones da hotelaria paulistana, fecham definitivamente

Continua depois da publicidade

Empreendimentos localizados no entorno da Praça da República, no centro histórico de São Paulo, não suportaram a crise imposta pela pandemia de coronavírus

POR ZAQUEU RODRIGUES

Os hotéis Excelsior, Marabá e Timbiras fecharam as portas definitivamente na capital paulista em função da grave crise imposta pela pandemia de coronavírus. Os três hotéis eram operados pela rede Tempus Hotelaria e estão localizados na Avenida Ipiranga (Excelsior e Marabá) e na rua dos Timbiras(Timbiras), na região da praça da República conhecida como Cinelândia Paulistana.

De acordo com fontes internas, que preferem não ser identificadas, os hotéis fecharam de vez e todos os funcionários foram desligados. Procurados pela reportagem, os proprietários informaram, por meio da sua representação legal, que preferem não se pronunciar agora. Eles aguardam o momento mais adequado para se manifestar publicamente.

Veja também as mais lidas do DT

Os três hotéis já haviam fechado as portas temporariamente por três meses no primeiro semestre de 2020. Marabá e Timbiras reabriram em julho e agosto de 2020 com operações reduzidas e com a expectativa de melhora na pandemia, o que não aconteceu. A reabertura do Excelsior estava marcada para setembro, mas não chegou a se concretizar.

A maioria dos clientes dos hotéis era do interior do estado e vinham fazer compras no centro da capital, principalmente na rua 25 de março. Antes da pandemia o Marabá registrava ocupação média de 70%. No primeiro mês após a reabertura, em julho de 2020, a ocupação alcançou 28,5%. A longevidade da pandemia impossibilitou qualquer retomada.

Em dezembro de 2020 a HotelCare deixou a operação dos hotéis. Na ocasião, a HotelCare explicou ao DIÁRIO que o fluxo instável e de tímida retomada das atividades corporativas ficaram aquém do patamar desejável, tornando-se inviável prosseguir na operação. Em janeiro de 2021 os hotéis Marabá e Timbiras voltaram a fechar.

Última publicação nas redes sociais do Marabá: “Olha que vista linda que temos aqui em nosso hotel! 😍” (foto: reprodução)

Nas páginas do Instagram e do Facebook do hotel Marabá, a última publicação data de 27 de maio deste ano (foto ao lado). No site do Marabá, único dos três que permanece no ar, não há informações sobre o fechamento. O cliente descobre que não poderá se hospedar ao usar o sistema de reserva online. Todas as datas aparecem com um X vermelho, impossibilitando a continuidade.

Os hotéis Marabá e Excelsior são dois empreendimentos clássicos da hotelaria urbana brasileira. O Excelsior foi projetado pelo renomado arquiteto Rino Levi (1901-1965). Uma parte da fachada do hotel é tombada como patrimônio pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Já o hotel Marabá foi inaugurado em 1944 e nos conduz por uma viagem até o início do século 20, mais precisamente 1922, ano de inauguração do suntuoso e hoje extinto hotel Terminus, que posteriormente foi agregado ao hotel Marabá, construído ao seu lado. Hoje o hotel Marabá compreende dois edifícios, sendo um deles o do antigo Terminus.

Segundo um especialista em operação hoteleira ouvido pela reportagem, tanto o hotel Marabá quanto o Excelsior, repletos de histórias, têm espaço para se reerguerem do zero. No caso do Excelsior, no entanto, cujo edifício é arrendado, essa tarefa será um pouco mais desafiadora. “Com a crise é impossível pagar um aluguel fixo”, explica ele ao DIÁRIO.

Os três hotéis refletem o cenário dramático vivido pela hotelaria desde o início da pandemia de coronavírus, que já matou mais de 547 mil pessoas no Brasil, e integram a longa lista de estabelecimentos de hospitalidade que foram obrigados a fechar de vez. De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), mais de 3 mil hotéis, hostels e pousadas encerraram as atividade definitivamente em 2020.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade