Nas últimas férias de final de ano, mais de 95 mil pessoas foram impactadas com problemas de voos. Apenas 5% dos brasileiros que viajam de avião conhecem seus direitos em caso de atrasos ou cancelamentos.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
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Com o aumento do fluxo de passageiros devido à temporada de férias no Brasil, os casos de atrasos e cancelamentos de voos para Europa se tornam mais frequentes, afetando gravemente aquela viagem tão esperada. Com a proximidade da alta temporada, a organização mundial especializada em direitos de passageiros aéreos AirHelp — orienta sobre os direitos e apoia passageiros impactados a buscarem indenização em caso de atraso ou cancelamento do voo.
Tendência de atrasos e cancelamentos
A AirHelp analisou o desempenho das companhias aéreas com voos partindo do Brasil para Europa para verificar a pontualidade e o respeito aos passageiros. A AirHelp examinou mais 2,3 mil voos partindo dos aeroportos brasileiros, no período de 15 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019, com destino à Europa para mostrar as tendências de atrasos e cancelamentos. No período, 18% dos voos sofreram atrasos de mais de 15 minutos, impactando mais de 93 mil passageiros. Além disso, outros mais de 2 mil turistas foram afetados por voos cancelados durante o período analisado.
Azul tem maior taxa de atrasos
Azul tem maior taxa de atrasos
Das dez maiores companhias que voaram entre o Brasil e os países europeus, a que mais desrespeitou os passageiros e teve a maior taxa de atrasos e cancelamentos foi a Azul. A cada dez voos, a companhia registrou problemas com três deles, o que impactou quase 6 mil passageiros.
Em seguida, estão as empresas Latam (24%), AirFrance (20%) e a TAP Portugal (19%). Juntas, as três afetaram 38,5 mil passageiros. Já as três companhias mais pontuais foram a AIR Europa (12%), a KLM (9%) e a espanhola Iberia, com apenas 8,4% de problemas em voos para Europa.
Em seguida, estão as empresas Latam (24%), AirFrance (20%) e a TAP Portugal (19%). Juntas, as três afetaram 38,5 mil passageiros. Já as três companhias mais pontuais foram a AIR Europa (12%), a KLM (9%) e a espanhola Iberia, com apenas 8,4% de problemas em voos para Europa.
Apesar do alto número de passageiros desrespeitados pelas companhias aéreas, 95% dos brasileiros que viajam de avião não conhecem seus direitos em casos de atraso ou cancelamento de voos, segundo pesquisa YouGov encomendada pela AirHelp. Portanto, a grande maioria, não sabe como reagir ou reivindicar seus direitos.
Dicas
A dica para quem irá programar uma viagem à Europa é avaliar dia, horário e aeroporto de partida. Segundo levantamento da AirHelp, o melhor horário para voar é no período da tarde, das 12h às 16h, os melhores dias são sábado e domingo e o pior é quarta-feira.
Direitos dos consumidores
Os passageiros brasileiros estão protegidos por uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), que define claramente as responsabilidades das companhias aéreas em relação aos passageiros quando ocorrem atrasos, cancelamentos e overbooking.
No entanto, em casos de voos operados por companhias da União Europeia, partindo de aeroportos brasileiros, há também o regulamento EC 261, ampliando os direitos dos passageiros e as possibilidades de indenizações.
“A regulação EC 261 se aplica a todos os passageiros que partem de aeroportos europeus e também a todos aqueles que chegam em aeroportos europeus viajando com uma companhia aérea europeia. Em caso de problemas com o voo, a AirHelp detém as melhores tecnologias para avaliar a chance real de cada passageiro obter uma compensação justa. Dessa forma, já ajudamos mais de 16 mil pessoas em todo o mundo a garantir seus direitos”, explica Carolina Becker, especialista em direitos de passageiros da AirHelp.
Atrasos nos voos: o que fazer?
Para apresentar uma reclamação e futuramente reivindicar sua indenização é preciso evidenciar e atestar as complicações no voo em questão.
Faça valer os seus direitos enquanto passageiro aéreo seguindo os seguintes conselhos:
• Guarde o seu cartão de embarque ou qualquer outro documento que contenha o código de confirmação da reserva do seu voo;
• Garanta provas do atraso, seja por meio de fotos do quadro de partidas ou comunicações da companhia aérea;
• Solicite à companhia aérea refeições e, se necessário, estadia e transporte para um hotel – você tem direito à assistência gratuita;
• Guarde recibos de todos os gastos decorrentes do atraso do voo em questão, uma vez que você pode ser reembolsado se a companhia não cumprir com a sua obrigação de facilitar a comunicação e de prover refeições e alojamento;
• Não assine nem aceite nada que possa comprometer os seus direitos.
Para buscar a indenização correspondente ao atraso ou cancelamento do voo, o passageiro pode contar com o apoio da AirHelp, empresa especialista em direitos de passageiros aéreos e mais bem-sucedida do mundo. A companhia já ajudou mais de 16 milhões de pessoas e está disponível em mais de 35 países.
O processo é rápido e simples. Basta o passageiro acessar o site da AirHelp e preencher um formulário com os dados do voo. Automaticamente o sistema informará sobre os direitos de indenização financeira e, na sequência, trará a confirmação sobre a elegibilidade, sem custo algum.
Se o passageiro decidir levar a reivindicação adiante com a AirHelp, terá assistência operacional e jurídica. Após apresentar os documentos necessários, poderá relaxar e aguardar o resultado do processo.
Se o passageiro decidir levar a reivindicação adiante com a AirHelp, terá assistência operacional e jurídica. Após apresentar os documentos necessários, poderá relaxar e aguardar o resultado do processo.