Fórum online de hotéis independentes começa discutindo tendências do consumo

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Com mais de quatro mil inscritos, teve início nesta terça-feira (16) a segunda edição do Fórum Online de Hotéis Independentes (FOHI 2020). Foram duas palestras, um painel e muita interação entre os participantes no Canal do Telegram Networking #FOHI2020 e no chat ao vivo do Youtube.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

Quem abriu a programação foi Gabriela Otto, CEO da GO Consultoria, presidente da HSMAI Brasil e uma das principais palestrantes sobre Turismo de Luxo do país. Em seguida, foi a vez da Co-founder and Managing Partner at Mapie, Carolina Sass de Haro, compartilhando os impactos no comportamento do viajante brasileiro e tendências no turismo nacional nos próximos meses.

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Ambas partiram do tema “O que muda para os Hotéis? Tendências de consumo pós-crise e principais impactos da transformação no turismo”. De acordo com Gabriela Otto, é preciso abrir espaço para novas ideias. “Há uma aceleração de tendências, o consumo está sendo repensado, a sustentabilidade redefinida e o digital onipresente. Esse é também o momento da higienização e da biossegurança, mas em breve a higienização vai ser um commodity”, afirma.

Carolina Sass de Haro compartilha da mesma visão. “Os critérios higiênicos sanitários são apenas o básico. É preciso continuar entregando valor. Hoje temos os clientes mais atentos, fiscalizando, então, é preciso ter absoluta transparência e coerência com a proposta de valor”, considera.

A desburocratização de processos, a facilitação das formas de pagamento com novos meios de pagamento e extensão no prazo também foram apontados como essenciais para a retomada de sucesso. “Os hoteleiros terão que realizar o redesenho de seus serviços e da experiência oferecida, pois a percepção positiva do cliente continua sendo a melhor avaliação. Então, indicamos revisar a política comercial, definir estratégias, implantar protocolos e adaptar processos, ter uma equipe capacitada e motivada, além de um plano de comunicação. Acolher as pessoas com atenção, respeito e empatia”, enfatiza Carolina.

Gabriela reforça que as pessoas querem se sentir cuidadas. “O bem-estar, a valorização da saúde, a natureza e a privacidade tornam-se fundamentais e cresce também a hiper personalização.” A comunicação deve ser tratada com positividade para criar vínculo e manter o desejo pela viagem aceso. “Assumir o protagonismo do negócio e sobreviver a 2020, permanecer no mercado, para depois pensar em ganhar market share, tendo como princípio uma gestão mais controlada, com precificação racional, ampliação das vendas diretas e leveza.”

O painel “Marketing e Precificação: como Fugir da Guerra de Preços e Atrair o Hóspede Ideal usando Canais Digitais como o Instagram e Google” trouxe como convidados Fábio Passos, Nathalia Borghi, Thiago Akira, Igor Castelo e Augusto Rocha, com mediação de Maycon Gabry.

Gabriela reforça que as pessoas querem se sentir cuidadas. “O bem-estar, a valorização da saúde, a natureza e a privacidade tornam-se fundamentais e cresce também a hiper personalização.”

Com a crise sanitária, as margens mundialmente estão diminuindo, afirma Fábio Passos. “A guerra tarifária nãé o melhor caminho. É preciso rever os custos e oferecer serviços agregados e de melhor qualidade”, aponta.

Algumas sugestões de serviços agregados foram dadas pelos especialistas como implantar espaços de co-working ou realizar pequenos eventos como uma feirinha de artesanato em ambientes abertos do hotel para que a população residente também possa frequentar o local, atraindo novas receitas.

Com a queda nas viagens por transporte aéreo, o público regional deve ser visto como alvo. Assim, a ideia é estimular o hóspede a querer passar mais tempo no destino com vouchers para passeios ou benefícios dentro do hotel. Em paralelo, pode-se buscar parcerias com agências e operadoras grandes que consigam fretar voos. E mesmo que no momento viagens mais longas não sejam possíveis, faz-se necessário a manter o relacionamento e o vínculo com os clientes. Além disso, tentar calcular um overbooking saudável para garantir que mesmo com os cancelamentos o hotel tenha uma boa ocupação.

Carolina Haro: “Os critérios higiênicos sanitários são apenas o básico. É preciso continuar entregando valor. Hoje temos os clientes mais atentos, fiscalizando, então, é preciso ter absoluta transparência e coerência com a proposta de valor”

O fortalecimento das viagens regionais também contribui para as pequenas pousadas. “Os viajantes vão buscar ambientes mais privados e com menor circulação de pessoas. Isso tende a ser muito positivo para os pousadeiros, que devem aproveitar o momento para se profissionalizar”, afirmou Nathalia Borghi, do Viver de Pousada.

Augusto Rocha, da Pmweb, lembrou ainda a vantagem de utilizar a tecnologia e as redes sociais para atrair novos prospects. “Não estamos falando de depender das redes sociais, mas de usá-las para alavancar o negócio, captando e-mails e telefones, pois quanto mais tiver capacidade de estabelecer contato direto, melhor”, assegura. Também pode ser válido estar presente não apenas no Instagram como no Facebook e no Linkedin.

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