Gilberto Durante, secretário de Bento Gonçalves, fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

Com formação técnica e sem filiação a nenhum partido político, Gilberto Durante é o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Com 27 anos de carreira, 23 deles dedicados à hotelaria, Durante recebeu o jornalista Paulo Atzingen em sua cidade e concedeu esta entrevista exclusiva. “As pessoas que moram aqui, dificilmente saem para outros municípios e muitos que vêm visitar, acabam ficando. Não existe desemprego. Temos uma renda per capita muito boa, tudo isso aumenta o grau de felicidade”, descreve Gilberto. À frente da secretaria desde janeiro de 2013, quando foi convidado pelo prefeito Guilherme Rech Pasin, o secretário acrescenta:  “Entre os municípios do Rio Grande do Sul com mais de 100 mil habitantes, a cidade foi classificada como a mais desenvolvida no IDH (Indice de Desenvolvimento Humano), que leva em conta a educação, a saúde e a renda da população. Temos algumas vantagens”, reconhece o secretário sem demonstrar vaidade. Acompanhe abaixo a entrevista:

DIÁRIO – Gilberto, a economia de Bento Gonçalves tem vários segmentos de sustentação. Você pode dizer quais são os principais e dar destaque àqueles que se relacionam à economia do turismo?

GILBERTO DURANTE – A nossa economia é bastante diversificada. Os dois principais polos moveleiros do Brasil estão aqui, realizamos grandes feiras. Cerca de 45% da nossa economia provém da produção moveleira. Em seguida temos o setor metal-mecânico que dá suporte à produção de equipamentos, máquinas, tanto para o setor de móveis quanto para o setor de vinho. Este, o setor do vinho, é o terceiro no ranking de nossa economia; Bento é a capital brasileira do Vinho. Depois desses três setores de indústria temos o setor de serviços e comércio – onde se insere o turismo; Bento Gonçalves é um dos 65 destinos indutores de turismo no Brasil, com um fluxo de mais 1 milhão de turistas, números esses de 2014.

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Existe algum período sazonal em Bento Gonçalves, com queda de presença de turistas?

GILBERTO DURANTE – Na realidade criamos uma estratégica por meio da secretaria e trade e construímos um programa de equilíbrio nas quatro estações do ano. Temos seis grandes eventos organizados pela Secretaria de Turismo com ações do trade que garantem fluxo constante de turistas. Há sete,  oito anos atrás tínhamos o mês de janeiro e fevereiro como o de  baixíssima temporada. Criamos o Bento Vindima, colheita da uva, e tudo mudou. Temos hoje o início do ano muito bom em função dessa articulação. No restante do ano temos o mês de julho, alta temporada, novembro e dezembro um número muito grande de eventos (incluindo aí o Natal Luz) somando às feiras e congressos temos uma distribuição bastante equilibrada de turistas.

DIÁRIO –  Gilberto, você pode fazer um diagnóstico dos hotéis em Bento Gonçalves?

GILBERTO DURANTE – Nossa experiência é muito interessante. Temos uma rede familiar que foi a pioneira a Dall’onder – e uma série de pousadas pequenas. Tivemos duas experiências que não foram muito bem sucedidas em termos de rede. Temos também o grupo Lagueto, rede regional, familiar e temos o Spa do Vinho – o único internacional, que tem um acordo de operação com a rede americana Marriott. O restante são todos hotéis e pousadas onde os próprios proprietários se envolvem no negócio. Atualmente temos três mil leitos e uma média anual de 60% de ocupação.

De acordo com o secretário, os planos são em até três anos chegar aos quatro mil leitos. Na foto o hotel Lagheto Viverone Bento
De acordo com o secretário, os planos são em até três anos chegar aos quatro mil leitos. Na foto o hotel Lagheto Viverone Bento

DIÁRIO – A oferta de leitos hoje é suficiente para a demanda sempre crescente?

GILBERTO DURANTE – Nós estamos em um momento que precisamos fazer o crescimento calculado. Temos uma rede construindo um (hotel) Super-8, vão ser mais 200 leitos. Temos alguns períodos com falta de leito – mas são momentos específicos. Nosso projeto, enquanto poder público é sair de 3 para 4 mil leitos em dois a três anos. Cresceremos de forma muito consolidada para não criarmos uma oferta hoteleira acima da demanda.

DIÁRIO – Quais são os principais eventos que a cidade recebe nos próximos meses?

GILBERTO DURANTE – No Centro de Convenções Parque de Eventos realizamos uma média de 40 eventos por ano. Os maiores que teremos agora são a Fenin Fashion- a maior feira de moda do país que ocorre em julho – momento que acontece o lançamento da coleção primavera-verão. Em julho teremos também um dos maiores congressos do gênero que é o encontro dos conselhos tutelares e, em junho, realizaremos a 25ª ExpoBento, uma das maiores feiras multi-setoriais do país, que envolve muitos setores econômicos. São 58 mil metros quadrados com mais de 600 expositores em 11 dias de evento. Nesta edição Bento Gonçalves será homenageada pois comemora 125 anos de emancipação política.

QUEM É GILBERTO DURANTE?

Gilberto Durante tem 51 anos de idade. Iniciou na área de turismo em 1988 com hotelaria. Trabalhou 23 anos na rede hoteleira da família Michellon, a rede de hotéis Dall’onder, começando na área administrativa e saindo de lá como gerente geral. Presidiu o Conselho Municipal de Turismo durante cinco anos, implantando o sistema no município.  Foi diretor da CDL (duas gestões) e o primeiro presidente do Bento Conventions Bureau, fundado em 2009 e reeleito por mais um ano. 

Em 2011 saiu da rede Dall’onder e criou a empresa DSC – Consultoria em Serviços de Turismo com duas sócias. A convite do prefeito – assumiu o cargo de secretário de turismo em 1 de janeiro de 2013. As sócias trabalham na empresa e ele está licenciado para exercer a função pública. Gilberto Durante não tem partido político.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade