Governo Alemão socorrerá Lufthansa com empréstimo de 9 bilhões de euros

Continua depois da publicidade

A Lufthansa informou há pouco que o Fundo de Estabilização Econômica (WSF, na sigla original) do governo alemão aprovou pacote de socorro que prevê à companhia aérea medidas e empréstimos de até 9 bilhões de euros. O acordo havia sido antecipado nesta manhã pela agência de imprensa alemã “Deutsche Presse-Agentur.” A proposta do governo também tem apoio do conselho da companhia.

Dow Jones Newswires

As ações subiam 6,6% na bolsa de Frankfurt ao final da manhã, reagindo à notícia da aprovação do pacote de ajuda financeira à companhia aérea.

Veja também as mais lidas do DT

O fundo deterá 20% do capital social da Lufthansa, podendo aumentar essa participação para 25% mais uma ação se uma outra companhia tentar assumir o controle da empresa. O WSF pagará 2,56 euros por ação, garantindo à Lufthansa 300 milhões de euros.

Uma das condições do acordo é que dois assentos no conselho fiscal da empresa sejam preenchidos por escolha do governo alemão. O WSF não exercerá seus direitos de voto, exceto em caso de aquisição.

O WSF também compará 5,7 bilhões de euros em ativos da Lufthansa. A participação é por tempo ilimitado e pode ser reduzida pela empresa, integral ou parcialmente, por trimestre. Durante 2020 e 2021, a remuneração é de 4% e aumenta nos anos seguintes até atingir 9,5% em 2027, disse a Lufthansa.

O WSF pretende vender sua participação total na Lufthansa a preço de mercado até o final de 2023, considerando os ativos comprados e as ações pelo preço de 2,56 euros, acrescidos de juros anuais de 12%.
A Lufthansa também receberá uma linha de crédito de três anos de até 3 bilhões de euros com a participação do banco de desenvolvimento estatal KfW e de bancos privados. Esse ponto ainda está sujeito a aprovações.

O modelo do pacote é apoiado pelo conselho executivo da Lufthansa, mas ainda precisa da aprovação final dos conselhos de administração e supervisão da companhia, que se reunirão em breve.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade