InícioEconomia do turismoGoverno de São Paulo anuncia investimento de R$...

Governo de São Paulo anuncia investimento de R$ 44 milhões para a cultura

O governo de São Paulo anunciou na última segunda-feira (28) o início das inscrições para o #JuntosPelaCultura2022, que realizará R$ 44 milhões de investimentos no setor.

EDIÇíO DO DIÁRIO com agências


Em nota, o governo informa que serão 16 chamadas públicas – nove para municípios, seis para artistas e uma para organizações da sociedade civil e coletivos culturais. O anúncio acontece durante o Congresso Estadual de Municípios promovido pela APM (Associação Paulista de Municípios), em Campos do Jordão, que conta com a presença do governador João Doria, do secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão e de Danielle Nigromonte, diretora-executiva da Organização Social Amigos da Arte, que faz a gestão do programa.

“O valor de 2022 representa 4 vezes o que foi investido no ano passado, quando tivemos 12 chamadas públicas e R$ 10,4 milhões em recursos”, afirma o secretário Sérgio Sá Leitão. “Este ano o impacto econômico do programa está previsto em R$ 71 milhões, contra R$ 17,2 milhões de 2021”.

Os interessados – prefeituras do estado de São Paulo e artistas – poderão se inscrever em um dos dois blocos de cadastro do programa. O primeiro fica aberto de 28 de março a 23 de abril. Organizações e coletivos devem se inscrever no primeiro bloco. De 20 de abril a 14 de maio será realizada a segunda parte das inscrições, sempre pelo site www.juntospelacultura.org.br

O #JuntosPelaCultura2022, parceria entre as secretarias de Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Regional e prefeituras, retoma os eventos presenciais, mas manterá inscrições para as iniciativas no formato virtual. Serão viabilizadas cerca de 1500 ações culturais de mais de 250 municípios e 238 artistas, grupos e organizações culturais. O programa terá cotas exclusivas para propostas e projetos das regiões do Vale do Futuro (Vale do Ribeira), Viva o Vale (Vale do Paraíba), Sudoeste +10 e Pontal 2030.

“Mais uma vez a Secretaria de Cultura do governo de São Paulo aposta no setor com uma política cultural que vai muito além de financiar projetos, o #JuntosPelaCultura tem um valor intrínseco de gerar oportunidades para o desenvolvimento de parcerias entre governo, municípios, organizações e artistas”, afirma Danielle Nigromonte.

Evento foi bastante concorrido em Campos do Jordão (SP) – (Crédito: Secom/SP)

Mais sobre o JuntosPelaCultura

O programa visa fomentar a produção, ampliar o acesso à arte e à cultura e, de forma simplificada, articular o estado, prefeituras e segmentos artísticos para a realização de ações culturais, eventos e atividades da economia criativa. Por meio de chamadas públicas, o Juntos Pela Cultura viabiliza parcerias para a execução dos principais programas de difusão cultural paulistas, com gestão da Amigos da Arte.

Desde 2019, o programa já contou com o lançamento de 25 chamadas públicas para municípios, para artistas e para organizações, com mais de 4 mil propostas inscritas. As seleções foram realizadas por júris especializados e comissões com maioria da sociedade civil, resultando em 1.977 projetos selecionados, sendo 1.256 oriundos de prefeituras e 721 projetos de artistas, produtores culturais e organizações.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque