A divisão hoteleira, Iberostar Hotels & Resorts, registrou receitas de 2.180 milhões de euros, um aumento de 8% em relação ao ano anterior, e planeja abrir cinco hotéis em 2025, com um investimento próximo a 210 milhões de euros em novos projetos e reposicionamento de ativos.
EDIÇÃO DO DIÁRIO
O ano de 2024 foi excepcional para o Grupo Iberostar. A companhia encerrou o exercício com receitas totais de 4.468 milhões de euros, um aumento de 17% em relação a 2023, resultado do crescimento de suas duas divisões: Iberostar Hotels & Resorts e World2Meet.
Sabina Fluxá, vice-presidente e CEO do Grupo Iberostar, destaca: “2024 foi um ano recorde para o Grupo Iberostar. Crescimento e rentabilidade caminharam juntos para impulsionar todas as áreas da nossa atividade. Em 2025, continuaremos a fortalecer os pilares essenciais da nossa estratégia empresarial: a qualidade na experiência do cliente e a formação e desenvolvimento de talentos, valorizando nosso modelo de turismo responsável e, dessa forma, continuar gerando um impacto positivo.”
Segundo nota enviada ao DIÁRIO pela comunicação da Iberostar, o Grupo continua focado no cuidado com o talento. Em 2024, a companhia incorporou 1.800 pessoas ao seu quadro de colaboradores, superando os 37.000 funcionários em escala global, e segue trabalhando para promover o talento interno, favorecendo seu crescimento profissional e bem-estar.
Iberostar Hotels & Resorts: foco na experiência dos hóspedes
A divisão hoteleira, que encerrou 2024 com 31.500 quartos em 100 estabelecimentos localizados em 14 países, destacou-se por seus resultados positivos e permanece como eixo central da rentabilidade do Grupo em nível global.
Segundo a empresa, o aumento contínuo da demanda em mercados emissores-chave, somado a uma política de investimentos nos últimos anos, permitiu um crescimento do RevPAR (receita por quarto disponível) de 8% em relação a 2023, alcançando receitas totais de 2.180 milhões de euros, representando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior, com um crescimento associado do EBITDA de 13%.
Com resultados positivos em todas as regiões, os dados globais foram especialmente impulsionados pelo excelente desempenho na região EMEA, onde o ADR (diária média) cresceu 9% em comparação a 2023, e o RevPAR teve um crescimento superior a 12%.
Phil Mc Aveety, CEO da Iberostar Hotels & Resorts, afirmou: “Na divisão hoteleira, os investimentos previstos para 2025 se aproximarão de 210 milhões de euros, reforçando nossa visão de longo prazo e o compromisso da empresa em oferecer novos destinos e experiências excepcionais para cada hóspede”.
Novos destinos e aberturas
Com um nível de satisfação dos hóspedes de 92% em 2024, a companhia foca sua expansão em novos destinos e em países onde já está presente, com a abertura de cinco novos hotéis à beira-mar. Além do JOIA Aruba by Iberostar, primeiro hotel da rede na ilha caribenha inaugurado em dezembro de 2024, a Iberostar abriu recentemente dois hotéis em Miami: Iberostar Waves Berkeley Shore e Iberostar Waves Miami Beach.
Está prevista também a inauguração de dois novos estabelecimentos na primavera da Europa: Iberostar Selection Es Trenc, em Maiorca, um hotel de estilo mediterrâneo nas Ilhas Baleares, e Iberostar Selection Mirage Hammamet, na Tunísia, o oitavo hotel da rede no país. Sob a marca Iberostar Cuba Hotels & Resorts, será inaugurado o Iberostar Selection La Habana, que se tornará o vigésimo hotel da cadeia em Cuba.
Em 2025, o grupo seguirá investindo na transformação de sua planta hoteleira na Espanha (Maiorca, Fuerteventura e Lanzarote), no México e na República Dominicana.
Iberostar Wave of Change
O movimento Iberostar Wave of Change é a base de seu modelo de turismo responsável. O movimento é estruturado em torno de sete pilares que abrangem as dimensões social, de governança e ambiental: cuidado com as nossas pessoas, gestão de destinos, natureza, blue foods, ação climática, economia circular e crescimento responsável.
Sob esses pilares, a companhia implementa um sólido plano de ação. Ao longo do último ano, a Iberostar expandiu seu departamento de 3R, que agora conta com 250 pessoas, um time global dedicado ao objetivo de eliminar os resíduos enviados para aterros sanitários.
Também em 2024, o grupo alcançou a marca de 90% dos peixes e frutos do mar oferecidos em seus estabelecimentos com origem responsável e continuou avançando em seu programa multinacional de recifes, mantendo oito viveiros submarinos de corais ativos no Caribe.
Além disso, em linha com seu compromisso de promover um turismo mais inclusivo, até o final de 2024, mais de 200 jovens profissionais da Espanha e do México participaram de seu programa de Formação Dual (FP Dual), que combina aprendizado teórico com aplicação prática nos hotéis da rede.
A Iberostar já conta com uma equipe interna de mais de 30 cientistas e especialistas, que colaboram com o setor público, privado e a comunidade científica, promovendo inovação e colaboração em estratégias sustentáveis para gerar impacto real nas operações da empresa e nos destinos em que atua.
World2Meet
A divisão de viagens do Grupo Iberostar, World2Meet, encerrou um 2024 repleto de marcos que reforçam sua posição no setor turístico. A companhia aérea World2Fly anunciou no fim de 2024 a incorporação de novas rotas internacionais, que começarão a operar em 2025: La Romana (República Dominicana) a partir de Madri, Ilhas Maurício (Oceano Índico) e Montego Bay (Jamaica), ampliando sua rede de conexões a partir dos aeroportos de Madri e Lisboa.
Em 2025, a companhia aérea irá incluir destinos já consolidados como Zanzibar e Uzbequistão, além da recente abertura de Cali no ano passado. Junto com a Newblue, seu tour operador de férias, ambos se posicionam como a companhia aérea e agência de turismo tour operador com a programação mais ampla do mercado para o Caribe, México, República Dominicana e Cuba, com um total de 20 frequências semanais durante o verão em voos diretos.
Além disso, o tour operador Newblue diversificou a sua programação com a inclusão de Madeira e Cabo Verde, dois destinos que fortalecem a sua oferta de férias. Por sua vez, o operador de circuitos do grupo, Kannak, também incluiu esses destinos em sua programação, consolidando, em 2024, seu lançamento na América Latina e em Portugal.
Graças à aquisição do receptivo DMC, do Grupo Despegar, BD Experience, e à aliança estratégica firmada com eles, a W2M fortaleceu a oferta de serviços no Caribe, tornando-se o parceiro prioritário para serviços receptivos no México e na República Dominicana.
Icárion
No segmento de grandes viagens, a Icárion continua se destacando com propostas inovadoras. Entre elas, a iniciativa “A grande viagem através do paladar”, que combina a paixão por explorar o mundo com o crescente interesse pela gastronomia, por meio de itinerários únicos liderados por embaixadores com estrelas Michelin. Além disso, a marca ampliou suas conexões aéreas para Índia, Sri Lanka e Turquia, reforçou sua aposta pela Lapônia como destino de destaque e aumentou sua oferta de viagens exclusivas para Peru, Costa Rica e Estados Unidos.
Por outro lado, a GRAND Azulmarino continuou expandindo sua rede de agências boutique por toda a Espanha, consolidando-se como a marca de referência para clientes sofisticados.
Por fim, o lançamento da New Travellers Uppers, uma nova marca voltada para viajantes exigentes e experientes, destacou-se como mais um marco no compromisso da W2M em oferecer pacotes completamente personalizados e de alta qualidade.