Hospitalidade além do óbvio: tendências de 2020

*Por Thaís Faccin, gerente de produto da Equipotel 


Vida de hoteleiro é assim: sem feriado e com poucas folgas. Na Equipotel nosso ritmo é parecido, o último dia da Equipotel também é o primeiro da próxima edição. Durante toda a feira, nossa equipe está também observando o comportamento do visitante e do expositor para entender as suas necessidades e levar as novidades para o público final em empreendimentos da hospitalidade espalhados pelo Brasil e América Latina.

As pesquisas de satisfação são os dados numéricos que comprovam as percepções individuais. Nelas observa-se que sorrisos e tecnologia dos hotéis servem de inspiração para outros negócios. A feira não fala apenas com hoteleiros e profissionais de spas.  Cada vez mais presentes, executivos de hospitais, clínicas, academias, restaurantes e bares visitam a feira para conhecer quais as tecnologias, os serviços e produtos que tornam o seu negócio em um empreendimento de alto padrão.

Ao discutir hospitalidade, estamos falando de excelência de atendimento e superação de expectativas. É a criação de uma realidade que oferece segurança, conforto e memórias afetivas para quem decide sair de casa para o lazer, para o trabalho e até para um tratamento médico.

Sorrisos e tecnologia.  Elegância e conforto. Pioneirismo e tradição. É sobre isso que falamos na indústria da hospitalidade

Sorrisos e tecnologia.  Elegância e conforto. Pioneirismo e tradição. É sobre isso que falamos na indústria da hospitalidade, é a estrutura que mantem a Equipotel. Ser hospitaleiro é um adjetivo. Hospitalidade nunca pode ser ruim. Por definição do dicionário. Quem recebe um cliente tem por obrigação etimológica criar felicidade.

Felicidade que passa por necessidades muito específicas. Na gastronomia temos a crescente busca por produtos veganos. Em todos os negócios é fundamental reduzir ao máximo os impactos no meio ambiente. A saúde e o bem estar são pautas que não saem do radar da mídia dos trend setters e, obviamente, do consumidor. Dados da CNI – Confederação Nacional da Indústria mostra que o brasileiro busca mais produtos orgânicos e está disposto a pagar mais caro em itens que tenham a preocupação com o bem-estar dos animais. Estes últimos, viraram hóspedes, com direitos a ammenities em hotéis pet friendly.

Os empreendimentos de saúde também são tendências na hospitalidade. Para reduzir ao máximo o impacto negativo de uma internação, que por si só traz um estresse para todos os envolvidos, os hospitais têm investido milhões de reais em projetos arquitetônicos, serviços e produtos que até pouco tempo só se via na hotelaria de alto padrão. Prova disso é Rede D’or é um exemplo de rede de hospitais que trouxe chef de gastronomia, garçons, obras de arte, decorações e atendimentos inspirados na hotelaria para os seus clientes.

Na edição deste ano da Equipotel teremos mais espaços para os empreendimentos que queiram abraçar a hospitalidade. Até porque, voltando ao termo, hospitalidade é sempre inclusiva, acolhedora. Nós da Equipotel sempre buscamos trazer expositores e conteúdo que conversem com essas tendências. No ano passado tivemos empresas que trouxeram produtos cuja embalagem era biodegradável; fizemos workshops de governança; tivemos muitas horas de conteúdo sobre tecnologia e expositores trazendo novidades para o setor. Esse ano não será diferente.

Como de costume, levamos o nosso slogan anual a sério e preparamos uma programação com foco na “Hospitalidade além do óbvio”. Então, os visitantes terão mais uma vez neste ano acesso a tecnologias, debates e tendências muito à frente do nosso tempo. Se tem algo que o Brasil pode se orgulhar é de sua indústria hoteleira. E se depender de nós, a hospitalidade brasileira se estenderá a outros setores se tornando um ícone internacional.


*Thaís Faccin tem mais de 19 anos de experiência em marketing e gerenciamento de produtos em diversos segmentos, como TI e construção e hotelaria, com foco no desenvolvimento e execução de planejamento estratégico. Tem grande experiência em Planejamento Estratégico, Inteligência de Mercado, Marketing e Planejamento Comercial. Possui graduação em Turismo com ênfase em Eventos pela Univesidade Anhembi Morumbi e é pós-graduada em Administração de Marketing na Fundação Armando Alvares Penteado. Está há 12 anos atuando em projetos na Reed Exhibitions Brasil. Atualmente é gerente de produto da Equipotel Regional e Equipotel.

 

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