Itália quer frear turismo de massa e vai limitar visitantes em Cinque Terre

Continua depois da publicidade

O governo da Itália planeja cortar o número de turistas que visitam o parque Cinque Terre, no noroeste do país e que é Patrimônio Mundial da Unesco, durante o próximo verão do Hemifério Norte, que começa em junho e termina em setembro. Segundo as autoridades, há riscos da área costeira ser destruída pelo carros que passam por lá.

Cerca de 2,5 milhões de turistas estiveram no local no ano passado para visitar as cinco pequenas aldeias de pescadores, que são ligadas por trilhas estreitas pelos penhascos.

Os moradores dizem que os visitantes vindos de navios de cruzeiro têm deixado as comunidades lotadas. Com isso, os responsáveis pelo parque pretendem diminuir o número de pessoas que chegam por lá para até, no máximo, 1,5 milhão.

Veja também as mais lidas do DT

“Nós certamente seremos criticados por isso, mas é uma questão de sobrevivência”, afirmou Vittorio Alessandro ao jornal La Repubblica.

Estradas que levam até a área estão sendo equipadas com dispositivos para medir o número de pessoas em direção às aldeias e uma vez que um determinado número for atingido, o acesso será fechado.

Os ingressos serão vendidos antecipadamente pela internet e um aplicativo será criado para os turistas mostrando qual das aldeias estão mais congestionadas.

Com acesso apenas por estradas sinuosas e íngremes, Cinque Terre e suas casas coloridas costumavam ser um local remoto para turistas. No entanto, o número de visitantes aumentou consideravelmente nos últimos anos, em parte como resultado do fato de cruzeiros terem adicionado o destino italiano em seus itinerários. (AP)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade