João Alceu Rigon Filho, presidente da ABAV-PR, fala ao DIÁRIO sobre a Expo Turismo Paraná – Confira!

Continua depois da publicidade

Nos próximos dias 9 e 10 de junho, acontece a Expo Turismo Paraná, em Curitiba (PR), evento presencial que reunirá agentes de viagem, trade turístico, imprensa e autoridades após dois anos de pandemia. Para saber quais as expectativas dos organizadores do evento, o DIÁRIO entrevistou com exclusividade João Alceu Rigon Filho, presidente da ABAV-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagem do Paraná), entidade organizadora da Expo Turismo Paraná. Confira:


DIÁRIO – Para quem não conhece a Expo Turismo Paraná, pode explicar do que se trata o evento e qual é a proposta?

João Alceu Rigon Filho: A Expo Turismo Paraná é um evento completo para o agente de viagens e demais profissionais do trade turístico. Nossa proposta é reunir em um único lugar tudo o que um profissional precisa para seguir com novas ideias, novas parcerias, novas oportunidades e novos conhecimentos técnicos. Por isso, o evento combina uma grande feira de negócios, onde as principais modalidades de negócio do setor estarão representados com agenda de capacitações que poderão abrir perspectiva para o agente de viagens. Teremos eventos paralelos que naturalmente ocorrem nesses dois dias do evento. E também, é claro, bastante network. Costumamos dizer que fazíamos negócios com quem confiamos. Depois de dois anos sem eventos de grande porte presenciais, sentimos a falta desse contato, e vamos retornar isso na Expo Turismo Paraná.

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Qual é a importância para a ABAV-PR organizar eventos como a Expo Turismo Paraná?

João Alceu Rigon Filho: Entidades como a nossa, as associações, são uma referência, tanto para lutar por um melhor ambiente de negócios, promovendo articulações, como também para centralizar o encontro e reencontro de profissionais. Eventos como a Expo Turismo Paraná cumprem muito bem o segundo objetivo, que é agregar e oportunizar contatos. Queremos que esse seja apenas o primeiro evento de outros que queremos fazer em nossa gestão, pois, sabemos da expectativa do trade turístico e do potencial que temos em promover negócios por meio do networking.

DIÁRIO – Quais foram os principais desafios ao organizar este evento? 

João Alceu Rigon Filho: Não é fácil levantar um evento desse porte, tirando as pessoas da inércia após dois anos em home office. Temos grandes parceiros, que começam com a nossa cidade e estado anfitrião: Curitiba, por meio do Instituto Municipal de Turismo, e Paraná pela Paraná Turismo. A Fecomercio e o Sebrae* também são grandes parceiros da Abav Paraná, porque tem uma missão compartilhada com a nossa, que é ajudar a formação do profissional para melhorar no mercado. As operadoras de turismo, que auxiliam a trazer agentes de viagens de outras localidades, como é o caso da BWT Operadora, essas são as principais, mas há muitas outras marcas e entidades empenhadas cooperando para o sucesso do nosso evento.

DIÁRIO – Na sua opinião, você acredita que o mundo mudou bastante nestes dois anos de pandemia? E quanto ao perfil dos turistas?

João Alceu Rigon Filho: Acredito sim que o mundo mudou muito nesses dois anos de pandemia e isso reflete no público consumidor. Percebemos várias nuances: do lado negativo, o público corporativo percebeu que muitas viagens podem ser substituídas por vídeo-chamadas, mas também sentimos que o público da classe média adiou os planos de viagens em família. Por outro lado, o público corporativo está apostando em projetos mais robustos e únicos no lugar de vários menores, e há uma demanda reprimida de pessoas que tinham o hábito de viajar e não puderam fazer nos últimos anos. Percebemos que o público passou a procurar destinos próximos de casa, e com isso, destinos acessíveis ganharam oportunidade. O reflexo disso são os municípios menores, que nunca tinham exposto no nosso evento e hoje são expositores, pois há muitas oportunidades de negócio para essas destinos. O público mudou, mas para quem está atento, o turismo sempre traz bons negócios.

DIÁRIO – Para encerrar, o que o agente de viagens e o trade turístico vão encontrar na Expo Turismo Paraná?

João Alceu Rigon Filho: Na Expo Turismo Paraná, vocês encontrarão grandes expositores do mercado como cia aérea, operadores, agências de viagens, prestadores de serviços turísticos, empresas de tecnologia e inovação. É uma oportunidade para conhecimento, conhecer novos produtos e realizar negócios. Estaremos esperando à todos nos dias 9 e 10 de junho na Expo Turismo Paraná. As inscrições estão abertas em nosso site e são gratuitas. Obrigado!

Para saber mais, acesse o site da Expo Turismo Paraná.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade