Lisboa festeja a sua cultura e convida os brasileiros a se sentirem em casa

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

Começa mais uma edição das Festas de Lisboa. A programação deste ano, que acontecerá até o dia 04 de julho, convida os participantes a refletir sobre o passado histórico da capital numa celebração que evidencia a cultura popular. O evento é repleto de atrações culturais diversificadas, que envolve animações de rua, concertos, cinema, exposições, arraiais e marchas populares e outras iniciativas, muitas delas gratuitas, para todos os tipos de público.

As Festas de Lisboa, que são inspiradas nos santos populares, começaram a ser realizadas de forma oficial em 1932, e dois anos depois ganhou o apoio e a organização da Câmara Municipal. Desde então, as celebrações acontecem todos os anos nos bairros históricos e misturam cultura, lazer, música e gastronomia. Em 2015, o evento teve início num dos monumentos mais emblemáticos da cidade, a Torre de Belém, que celebra 500 anos.

Veja também as mais lidas do DT

Destacam-se os projetos “Andar em Festa”, que propõe diversas formas de habitar o espaço público com intervenções em transportes públicos e outros locais da cidade, o “Festival Coral de Verão”, que junta corais de todo o mundo e que competem entre si, e o “Festival Com’Paço”, concertos ao ar livre de Bandas Filarmônicas de todo o país.

Outras atrações são o “Teatro das Compras”, que acontece num cenário composto pelas lojas centenárias da baixa lisboeta e que conta com a colaboração de escritores contemporâneos. O festival “Lisboa Mistura”, onde a música do mundo se mistura com Lisboa, num diálogo intercultural de experiências que inscreve novas linguagens artísticas e que, este ano, convoca também à reflexão através de debates. E também o “Voz e Guitarra”, um espetáculo que acontece em duas noites, com dezenas de artistas portugueses de gerações diferentes.

A gastronomia também é um dos pontos altos das comemorações, tendo a sardinha assada como o símbolo. O caldo verde, o pão com chouriço, a cerveja e o vinho tinto também fazem parte do convidativo cardápio lisboeta.

A programação ainda traz atividades que fogem um pouco do tradicional, e que envolvem Literatura, Esporte, Teatro, Cinema e Artes Visuais. Para ter acesso a todos os eventos que farão parte das Festas de Lisboa 2015, acesse: www.festasdelisboa.com

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade