Lourmarin: uma cidade, um castelo e muito charme!

por Paulo Panayotis*

Lourmarin. Provence/França. Já aviso que o lugar é quase uma aldeia. Fora da alta temporada moram nesta pequena cidade menos de 1500 pessoas! Mas muita gente famosa nasceu e morou por aqui. Albert Camus, renomado escritor francês que faturou um Nobel da literatura nasceu na cidade. Peter Mayle, publicitário inglês bem sucedido que se cansou do cinza da Inglaterra e mudou para cá foi outro. O autor de “Um ano na Provence”, que ajudou a popularizar a região em todo o mundo, fez de Lourmarin e região seu lar e seu ganha pão. Mudou de país, de vida e de estilo. Depois que você conhecer este pequeno pedaço do paraíso vai entender porque! Mayle ficou mais rico ainda e inspirou o cineasta Ridley Scott a rodar o filme “O bom Ano”. Onde? Exato, nos arredores de Lourmarin.

Ruas floridas e tranquilas de Lourmarin
Ruas floridas e tranquilas de Lourmarin

Mas o que tem esta cidade encantadora que a diferencia de tantas outras? Talvez seja o silêncio de suas ruas durante a semana? O estilo tipicamente mediterrâneo de suas ancestrais casas de pedra? A simpatia de seus moradores? A calma que se sente por todos os lados? A paz que é quase palpável? Seu castelo histórico? Sim, provavelmente uma coisa ou outra. Seguramente todas “em conjunto, ao mesmo tempo”!

O castelo é visita obrigatória, especialmente se você for na alta temporada, durante o verão abrasador da Provence (Fotos: Adriana Reis)
O castelo é visita obrigatória, especialmente se você for na alta temporada, durante o verão abrasador da Provence (Fotos: Adriana Reis)

- Advertisement -

O castelo é visita obrigatória, especialmente se você for na alta temporada, durante o verão abrasador da Provence. Na hora do almoço suas grossas paredes de pedra revelam um frescor delicioso. Quase como se fosse ar condicionado, diria eu! Neste instante, frescor e cultura andam juntos. Em parte gótico, em parte renascentista, o castelo domina o horizonte da cidade. Vale a pena reservar ao menos três horas para visitar a propriedade e seus jardins! Especialmente na primavera, os jardins ficam exuberantes!

Aspecto interno de uma das salas de estar
Aspecto interno de uma das salas de estar

Com traços de elegante arquitetura italiana, é possível ter uma clara noção de como vivia a nobreza entre os séculos XV e XIX. Especialmente a ala renascentista tem coleções de mobília e decoração totalmente preservadas. Uma viagem no tempo. Depois, aproveite para se perder pelas estreitas e charmosas ruas da cidade de Lourmarin. Gosta de linho? Então aqui é o lugar para comprar um dos mais artesanais e puros que já vi na Europa. As lojinhas espalhadas por todo o centro histórico se misturam a cafés mais charmosos ainda e ateliers de artistas locais e internacionais. O clima, claro, é totalmente medieval! Não fossem os turistas com celulares e um ou outro aparelho eletrônico você diria que está na idade Média! E os restaurantes então? Sem dicas. Entre em qualquer um e peça o prato do dia. Aliás, foi isso que minha amiga Sonia Bridi descobriu quando andou por lá em busca de uma resposta para o Globo Repórter: quais as razões de se comer tão bem na França? Então meu amigo, quando fizer seu planejamento para conhecer a Provence, vai lá no site www.oquevipelomundo.com.br que tem muita dica bacana.

Amoras silvestres frescas e enormes
Amoras silvestres frescas e enormes

Aliás, uma dica que você deve ter em mente. Em toda a França a cultura da comida é muito forte. E ela começa a se materializar justamente nas feiras locais. Em Lourmarin não é diferente. Toda sexta feira acontece uma feira muito conhecida – e concorrida – em toda a região. Resultado: o clima de paz e tranquilidade só volta ao centro da cidade depois que a feira – e os gritos dos comerciantes – terminam. O quê? Você adora este clima de feira? Então meu amigo, se planeje para estar por lá na quinta a noite. Você verá um pouco de tudo: trufas negras frescas, os maiores cogumelos silvestres possíveis, conservas, azeites, temperos, amoras gigantes, de tudo!

 Jornalista Paulo Panayotis e o Castelo de Lourmarin na primavera

Jornalista Paulo Panayotis e o Castelo de Lourmarin na primavera

Só uma coisa garanto que não verá: aquele pastel de feira típico do Brasil… Boa viagem, e não se esqueça: não gaste dinheiro com bobagem. Gaste com viagem!

Jornalista Paulo Panayotis viajou a convite do Escritório de Turismo do LuberonCCHotels e seguro viagem Travel Ace.

CRÉDITO DAS FOTOS: Paulo Panayotis / Adriana Reis 

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Centro de Controle dos EUA pede aos americanos que evitem viajar para a França

    WASHINGTON, 6 DEZ (Reuters) - Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) aconselharam nesta segunda-feira os americanos a não viajarem...

    A guinada da Selina ao se tornar empresa de capital aberto

    A empresa combinada operará como Selina Hospitality plc e suas ações ordinárias serão listadas na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo...

    Jhon Douglas, secretário de Turismo do Acre: “Em nosso estado se destaca o Etnoturismo”

    Jhon Douglas da Costa Silva, Secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo do Acre, falou ao DIÁRIO DO TURISMO durante o Festival de Turismo...

    Elaine Tenerello, diretora executiva do Visit Iguassu: “traga o seu evento para Foz do Iguaçu”

    A diretora Executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello, falou com o DIÁRIO durante o Festival de Turismo das Cataratas, ocorrida em Foz do Iguaçu,...

    IGLTA publica guia de viagem para turistas soropositivos

    O guia apresenta os países que restringem parcialmente a entrada de turistas com HIV e os que não chegam nem mesmo a permitir a...

    Luan Capitânio, CEO da Zumex Brasil: “temos máquinas para pequenas pousadas a grandes hotéis”

    Reinventando a transformação de frutas e verduras em suco com máquinas espremedoras, a Zumex Brasil participou mais uma vez da Equipotel, maior feira de...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing