Mais dez aeroportos entram na fase final do programa de aviação regional

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

Dez aeroportos avançaram no programa de aviação regional nas últimas duas semanas, saindo da fase de estudo preliminar e chegando à elaboração do anteprojeto. Esta é a última etapa antes do início do processo de licitação das obras. Com essa nova movimentação, 64 aeroportos podem ser considerados os mais adiantados do programa da Secretaria de Aviação Civil (SAC). As primeiras licitações devem ser lançadas no próximo semestre.

Em audiência pública realizada na quarta-feira (10), na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, destacou que, desses 64 casos, 59 já estão em processo de elaboração do licenciamento ambiental. O governo federal só pode concluir o anteprojeto e iniciar o processo de licitação das obras após o recebimento deste documento.

Veja também as mais lidas do DT

Criado em 2012, o programa vai investir R$7,3 bilhões em 270 aeroportos localizados no interior de todo o Brasil. Hoje, do total, 259 aeroportos estão em fase de Estudo de Viabilidade Técnica (EVT); e 173 em estudo preliminar.

Com os investimentos, a expectativa é que a demanda de passageiros dos aeroportos regionais chegue a 113 milhões de passageiros em 2035. Em 2003, a quantidade era de apenas 5,5 milhões de pessoas.

Investimentos

Ainda na audiência pública, o ministro Eliseu Padilha traçou um panorama da aviação no Brasil, destacando os investimentos recentes feitos pelo governo federal em aeroportos das capitais, os planos para a aviação regional com foco no turismo brasileiro e voltou a defender a reestruturação da Infraero.

A secretaria tem dois programas como carro-chefe: o de concessões dos aeroportos das capitais à iniciativa privada; e o de investimento em aeroportos localizados no interior do país, o programa de aviação regional.

Os 10 aeroportos são:

Picos (PI)
Patos de Minas (MG)
Maués (AM)
Nova Olinda do Norte (AM)
Itacoatiara (AM)
Manicoré (AM)
Boca do Acre (AM)
Erexim (RS)
Costa Rica (MS)
Naviraí (MS)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade