Malaysia Airlines admite “falência técnica” e demitirá 6 mil

Continua depois da publicidade

A Malaysia Airlines está “tecnicamente em falência”, afirmou o novo presidente da companhia aérea, que anunciou o corte de 6 mil postos de trabalho na empresa, afetada por duas tragédias no ano passado.

“Tecnicamente, estamos falidos e a queda dos resultados começou muito antes dos trágicos acontecimentos de 2014”, disse o alemão Christoph Mueller.

A Malaysia Airlines enviou nesta segunda-feira (1º) uma carta de demissão aos quase 20 mil funcionários e a 14 mil ofereceu um novo contrato, o que significa a demissão de 6 mil.

Veja também as mais lidas do DT

Mueller já havia utilizado o método extremo na irlandesa Aer Lingus e na belga Sabena.

A empresa malaia espera que Mueller “reinvente” a companhia a partir de setembro, com uma nova imagem para a marca, que permita deixar para trás o estigma do ano de 2014.

Em março do ano passado, o voo MH370 desapareceu com 239 pessoas a bordo e nenhum vestígio do avião foi encontrado. Quatro meses depois, o voo MH17 explodiu, supostamente atingido por um míssil quando sobrevoava a Ucrânia. As 298 pessoas que estavam a bordo morreram na tragédia.

As duas catástrofes foram o estopim para que a empresa, que, segundo analistas, tinha uma administração ruim, entrasse no vermelho.

Um fundo de investimento público a resgatou no ano passado, com novas regras de gestão.

Mueller afirmou que espera conter a “hemorragia” em 2015 e estabilizar a empresa em 2016, antes de retomar o crescimento no ano seguinte.

O executivo anunciou em um e-mail enviado aos funcionários nesta segunda-feira que é necessária uma grande mudança de rumo porque a companhia não pode permitir-se ter custos 20% superiores aos da concorrência.

Além das demissões, Mueller deve suprimir rotas de longa distância pouco rentáveis, mas o executivo afirmou que os planos não serão divulgados agora para não dar pistas aos concorrentes. (AFP)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade