Marcos Balsamão, presidente da ABAV-SP: “o que o agente de viagem pode fazer para fortalecer a entidade?”

Continua depois da publicidade

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Entidade que está além do setor estrito do turismo, a Associação Brasileira de Agências de Viagens – em sua representação paulista, a  ABAV-SP tem como presidente Marcos Balsamão. Nesta entrevista, o executivo fala sobre os objetivos da entidade para este ano, e de forma muito oportuna e criativa faz uma paráfrase do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy:  “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país“, quando afirma: “Invertendo a questão sobre o que a ABAV-SP pode fazer pelo associado, indagamos também o que o associado pode fazer para fortalecer a entidade, que é a sua legítima representante”, afirma nesta entrevista, convocando os associados a participarem mais criando mais sinergia e com o objetivo de alcançarem melhores resultados. Acompanhe:

Para aqueles que não são do turismo, qual é a importância da ABAV Nacional e como atua a ABAV São Paulo?

Veja também as mais lidas do DT

MARCOS BALSAMÃO: A ABAV Nacional, fundada há mais de 60 anos, é uma instituição plenamente consolidada, cuja importância extrapola o setor estrito do turismo. Ao longo dos anos, participou de discussões e influenciou decisões afetas à economia como um todo. Já a ABAV-SP, que integra o Sistema ABAV capilarizado em todos os estados da Federação e Distrito Federal, representa o anseio paulista por mais desenvolvimento integral e sustentável, onde os negócios do turismo têm peso considerável.

Quais os objetivos da ABAV-SP para o ano de 2017? Os agentes de viagens associados podem esperar por mais benefícios?

MARCOS BALSAMÃO: Temos sustentando, desde o início da nossa gestão, no final de 2015, que o associado é o cliente primordial da entidade. Temos feito um empenho continuado e consistente para ampliar a presença do associado nos fóruns que realizamos ao longo do ano, focalizando temas que derivam das próprias inquietações dos abavianos paulistas. Lançamos, com pioneirismo, um programa vigoroso de capacitações online, por meio da Plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Por outro lado, invertendo a questão sobre o que a ABAV-SP pode fazer pelo associado, indagamos também o que o associado pode fazer para fortalecer a entidade, que é a sua legítima representante. É desta clareza de papéis e troca constante de informações e experiências que extraímos a sinergia necessária para alcançar os melhores resultados.

A Associação apoia a iniciativa do prefeito João Doria e criou o slogan “Cidade Limpa é Mais Turismo”. Quais os benefícios desta ação para os agentes de viagens paulistas?

Marcos Balsamão: A limpeza é item básico para as cidades se tornarem mais atrativas e melhor avaliadas pelo olho do turista e do cidadão em geral. Após eu ter enviado ao prefeito um e-mail elogiando o programa de zeladoria e, ainda, declarar disposição para colaborar, enquanto cidadão, o trade turístico, sob a coordenação do Skal-SP, mobilizou a manifestação coletiva do último dia 11 de fevereiro, que contou com a presença de mais de 250 lideranças setoriais. O prefeito João Dória, por meio do “Cidade Linda”, ganhou a adesão de todas as entidades que lidam com o turismo, a partir do chamado centro velho de São Paulo. Agora, o programa avança em direção às regiões mais periféricas da cidade. Essa tomada de consciência, não tenho dúvida, tornará o destino paulistano mais convidativo, o que é bom para a indústria do turismo no seu todo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade