Mercado brasileiro do turismo religioso é destaque em Fátima, Portugal

Continua depois da publicidade

Um dos principais destinos turísticos de Portugal, a cidade de Fátima também é um dos principais destinos de turismo religioso do mundo, graças à presença do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

por Amadeu Castanho*


Nos próximos dias 24 e 25, Fátima volta a ser o centro das atenções de agentes, operadores e especialistas em turismo religioso do mundo inteiro com a nona edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT).

O já tradicional e bem avaliado evento profissional começa às 9h00 do dia 24 no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI do Santuário de Fátima, com transmissão online pelo site www.iwrt.pt.

Uma das atrações da programação será a apresentação com o tema “Fátima: um destino, diferentes caminhos”, a ser feita pelo Turismo de Portugal e pelo Centro Nacional de Cultura.

Brasil é destaque

Nesta edição do Workshop, o estado do Rio de Janeiro será o destino convidado e terá a oportunidade de apresentar suas atrações de turismo religioso aos participantes.

Veja também as mais lidas do DT

“O Brasil tem tido cada vez mais expressão enquanto mercado emissor de turistas para Portugal e particularmente para a região de Fátima, onde tem aumentado o seu número de turistas de 26.478 em 2016 para 59.227 em 2019, o que representa um crescimento de 123,68%”, justifica Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial de Ourém Fátima.

“Em termos de ranking de pernoites (“dormidas”), está no terceiro lugar, sendo responsável por 5,70% das dormidas, ficando apenas atrás de Espanha e da República da Coreia”, complementa a empresária portuguesa.

Abertura do IWRT, em 2019 (Crédito: Viagens de Fé)

IX Workshop Internacional de Turismo Religioso

O IX Workshop Internacional de Turismo Religioso é organizado pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em parceria com os municípios de Ourém e da Guarda e o Santuário de Fátima, com o apoio, entre outras entidades, do Turismo de Portugal, do Turismo do Centro de Portugal e do Programa Operacional Regional do Centro.

Este ano, em função da pandemia de coronavírus (Covid-19), o evento tradicionalmente realizado no final do primeiro trimestre de cada ano acontece nos dias 24 e 25 de junho e excecionalmente em formato digital.

Para isso foi desenvolvida uma plataforma específica desenvolvida para o efeito, cujo acesso será efetuado pelo site www.iwrt.pt, onde também podem ser feitas as inscrições.

Inscrições continuam abertas

As inscrições continuam abertas à participação de todos os interessados na sessão de abertura e conferências iniciais, com transmissão online, e devem ser efetuadas pelo link: https://www.iwrt.pt/pt/registe-se-aqui/conferencia

As inscrições para as reuniões um-a-um entre compradores e fornecedores, que ocupam a tarde do dia 24 e todo o dia 25, já foram encerradas.


*Amadeu Castanho é jornalista, trabalhou em publicações de renome no Brasil e no Exterior e se especializou na cobertura de nichos do mercado de turismo, como o religioso, o de luxo, o de incentivo e o corporativo. Edita revista eletrônica Viagens de Fé (www.viagensdefe.com.br), única publicação brasileira focada em viagens religiosas, destinos religiosos, romarias e peregrinações. Amadeu é diretor da Keris Comunicação Editorial, especializada em publicações eletrônicas segmentadas e geração de conteúdo. Tem cursos de especialização em Hotelaria, Marketing e Publicidade, entre outros, tendo atuado como profissional e como consultor nessas três áreas. É palestrante em sua especialidade, turismo religioso.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade