Monte Verde tem tecnologia inédita para controlar fluxo de turistas durante a pandemiae

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Camanducaia, em parceria com a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), desenvolveu um sistema inédito com o objetivo de controlar o fluxo de turistas em Monte Verde (MG) durante a pandemia.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A tecnologia, que permite monitorar a quantidade de pessoas no distrito e a lotação de hotéis e pousadas, já está servindo de modelo para outros destinos turísticos, como Campos do Jordão, São Tomé das Letras e São José dos Campos. “A ferramenta nos fornece uma base de dados que nos permite garantir a retomada consciente e responsável do turismo”, explica Carolina Cerrato Tuller, secretária de Turismo de Camanducaia.

Veja também as mais lidas do DT

Todos os estabelecimentos de hospedagem devem cadastrar as reservas com algumas informações do turista, como o nome, a placa do carro, a quantidade de pessoas e as datas de check-in check-out. Dessa forma, para entrar no distrito, além de medir a temperatura corporal, o visitante tem que informar o CPF para que a vigilância possa checar no sistema a confirmação da reservada.

A tecnologia gera relatórios para controlar a quantidade de turistas no distrito  (*números fictícios*)

O sistema foi criado pela startup “Mymento”, que desenvolve tecnologias para automatizar processos nos destinos turísticos brasileiros. Ele é considerado um sistema responsivo, ou seja, abre no navegador de qualquer computador ou celular. “Com esse sistema, a prefeitura sabe em tempo real o que está ocorrendo em Monte Verde e auxilia o trabalho das hospedagens. Logo na entrada, já barramos, se necessário, e assim facilitamos o trabalho da vigilância. A ideia é conseguir monitorar a quantidade de pessoas na cidade e a lotação de hotéis e pousadas, que só podem funcionar com até 50% da capacidade total de unidades habitacionais”, comenta Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Reabertura ao turismo

Desde 04 de junho, os mais de 150 hotéis e pousadas de Monte Verde e região voltaram a operar. Atualmente, de acordo com o novo decreto da Prefeitura de Camanducaia (nº 162/2020), publicado nesta terça-feira (11), as hospedagens estão operando com 50% da capacidade total de unidades habitacionais, respeitando, assim, o período em que a cidade permanecerá em “alerta” para os casos de Covid-19. Áreas de lazer, como piscinas, saunas, quadras esportivas e playground, porém, permanecem fechadas. Atividades com até duas pessoas, como quadra esportiva para tênis, estão permitidas. Desde o dia 1º de junho, também com restrições, atividades de outros segmentos também voltaram a funcionar, como bares, restaurantes, lojas, academias e salões de beleza. Monte Verde abriga, de acordo com a Prefeitura de Camanducaia, mais de 50 restaurantes, bares e similares. Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade