MSC Euribia supera expectativas e economiza 43 toneladas de combustível

Continua depois da publicidade

Primeiro navio com zero emissões líquidas de GEE, o MSC Euribia teve um desempenho 11% melhor do que o seu gêmeo digital

A viagem inaugural do MSC Euribia, primeiro cruzeiro com zero emissões líquidas de GEE, ocorreu entre 3 e 8 de junho deste ano, percorrendo de Saint Nazaire, na França, a Copenhague, na Dinamarca, incluindo um dia em Amesterdã.

Agora, a MSC Cruzeiros compartilha os principais dados e percepções coletadas no trajeto, que marca uma mudança inovadora para categoria e para a sustentabilidade do mundo.

Veja também as mais lidas do DT

O MSC Euribia é um navio movido a GNL da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC. Usando o sistema de balanço de massa, ele é a prova de que os cruzeiros com zero emissões líquidas são possíveis hoje, muito antes da meta de 2050 planejada para a indústria.

MSC Euribia (Foto: Divulgação)
MSC Euribia (Foto: Divulgação)

Desempenho e economia

Durante o cruzeiro de quatro dias, o MSC Euribia teve um desempenho 11% melhor do que o seu gêmeo digital – um navio virtual que reproduz o fluxo e a utilização de energia ideais a bordo – alcançando uma economia global de 43 toneladas de combustível.

Perfis de velocidade, rotas, trim e configuração de motor, além da otimização rigorosa do consumo de energia relacionada às atividades de hospitalidade, incluindo HVAC, cozinhas e iluminação, garantiram que o MSC Euribia nunca precisasse usar mais de dois dos seus quatro motores disponíveis durante a viagem.

Além disso, todo o calor necessário para as cozinhas, sistemas de aquecimento e água quente a bordo foi recuperado dos motores do navio, o que significa que não houve necessidade de utilizar as caldeiras durante todo o cruzeiro.

Alcançar o desempenho de zero emissões líquidas foi possível graças ao uso de bio-GNL como combustível. O MSC Euribia utilizou bio-GNL beneficiando-se de um sistema de balanço de massa, o método mais econômico e ambientalmente eficiente de fornecer os benefícios do GNL renovável, reconhecido pela Diretiva de Energias Renováveis da União Europeia (RED II). Cada lote de bio-GNL produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification (ISCC).

EDIÇÃO DO DT

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade