quinta-feira, fevereiro 27, 2025
InícioPolíticas de turismoMtur coleta informações para mapear o Afroturismo no Brasil

Mtur coleta informações para mapear o Afroturismo no Brasil

O Ministério do Turismo (MTur) irá mapear a oferta turística de Afroturismo no Brasil. Essa iniciativa, realizada em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), incluirá rotas, destinos, produtos, experiências e eventos promovidos por afroempreendedores de várias partes do país. O levantamento das informações será realizado através de um formulário online, que pode ser preenchido até o dia 6 de março, visando coletar dados de profissionais que atuam no afroturismo nas diversas regiões brasileiras, tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Segundo informações enviadas ao DIÁRIO DO TURISMO, as informações coletadas serão essenciais para a construção de um diagnóstico preciso, que servirá de base para futuras políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do afroturismo no país, no âmbito do “Programa Rotas Negras” do Governo Federal. A iniciativa reúne estratégias que têm sido implementadas nos âmbitos federal, estadual e municipal; bem como as parcerias com a sociedade civil e iniciativas privadas para fomentar esse segmento.

O mapeamento também servirá para ampliar a informação ao público sobre os espaços voltados para o Afroturismo dentro dos órgãos oficiais de turismo cadastrados no Mapa Nacional do Turismo. Por isso, é muito importante participar com o envio das informações até o dia 6 (acesse o formulário AQUI).

Entenda o Afroturismo

Trata-se de uma abordagem que valoriza as identidades e memórias sociais negras, promovendo a preservação do patrimônio cultural material e imaterial das populações locais. Essas iniciativas conectam visitantes a experiências culturais afrocentradas, impulsionando a economia criativa e fortalecendo o protagonismo negro no turismo.

Programa rotas negras

Entre as ações do Governo Federal voltadas à promoção da igualdade racial, destaca-se o Programa Rotas Negras, operado por representantes dos ministérios do Turismo, da Igualdade Racial e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, entre outros órgãos federais.

O Programa foi instituído pelo Decreto nº 12.277, de 29 de novembro de 2024, com a finalidade de impulsionar o afroturismo no País, promover o desenvolvimento sustentável das comunidades negras e valorizar a cultura afro-brasileira nos cenários nacional e internacional.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque