quarta-feira, maio 21, 2025
InícioEconomia do turismoMTur convida agências de viagem para receber turistas chineses...

MTur convida agências de viagem para receber turistas chineses no Brasil

Das agências com edição do DT

No dia 05 de novembro, o Diário Oficial da União publicou o edital do Ministério do Turismo. O documento apresenta a seleção de agências de viagem interessadas em receber turistas chineses no Brasil (ACESSE AQUI). O processo seletivo terá inscrições abertas até o dia 14 de dezembro. A ação é fruto de um Memorando de Entendimento firmado em 2004 com a China. O texto prevê a designação de empresas de turismo nacionais que façam o receptivo de grupos chineses em destinos brasileiros.

Entre as exigências para se habilitar, estão:

  • regularização junto ao Cadastur
  • cadastro nacional do MTur que reúne pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor
  • declaração de ciência dos termos do acordo assinado entre as duas nações
  • aceite do Termo de Responsabilidade contido no edital.

No Brasil, o Ministério é o único órgão responsável por esta seleção. Somente empresas autorizadas pela Pasta poderão atender turistas chineses.

No ano passado, 83 agências obtiveram o credenciamento. O resultado da seleção será divulgado no dia 21 de dezembro no Diário Oficial da União e no site do MTur.

Cooperação 

Em setembro de 2017, a China firmou um acordo para a facilitação de vistos com o Brasil. O acerto definiu um prazo de validade de cinco anos às autorizações de turismo, permitindo múltiplas entradas e um período de estada de 90 dias, renováveis por até outros 90, a cada 12 meses. Antes do acordo, cujas regras começaram a valer no dia 1º de outubro do ano passado, o visto geralmente era aceito por três meses.

Já em maio deste ano, o governo brasileiro e a China Travel Service, maior operadora de turismo daquele país, acertaram uma parceria inédita para a estruturação de roteiros customizados, que ampliem a presença dos asiáticos no Brasil. O MTur atua junto a outros países da América Latina para aprimorar a experiência de chineses na região, a exemplo do trabalho conjunto com a Argentina pela promoção das Cataratas do Iguaçu.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque