MUPA tem nova exposição e realiza semana de colheita da horta, cozinha itinerante e performance

Continua depois da publicidade

Agenda integra programa especial do MUPA, que segue até o mês de maio de 2022.

EDIÇÃO DO DT com agências

O Museu Paranaense, MUPA, está com uma programação recheada que segue até o próximo domingo, 13 de março. A colheita coletiva da horta, preparos com ingredientes de pequenos produtores locais, observação de abelhas nativas, uma performance e uma nova exposição têm entrada gratuita e são atividades direcionadas a públicos de todas as idades. A agenda é a continuidade do programa público “Se eu enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas”, projeto especial do MUPA que segue até o mês de maio deste ano.

Veja também as mais lidas do DT

A partir da quinta-feira, dia 10 de março, o espaço expositivo do MUPA apresenta duas obras do artista Marcelo Moscheta. A mostra é composta pela instalação “LINNAEUS”, que reflete sobre o desejo incansável do homem em classificar e ordenar o mundo à sua volta, e pela videoarte “Pau-Brasil”, obra sobre esta árvore ligada à constituição do nosso país e recurso natural historicamente explorado à exaustão. O trabalho “LINNAEUS” foi doado ao Museu pelo artista em 2020 e esta é a primeira vez que é exposto ao público no MUPA.

Atividades do MUPA são direcionadas a públicos de todas as idades – Foto: Divulgação.

O sábado, dia 12 de março, conta com duas ações pontuais. Às 16h, a artista Bia Figueiredo apresenta a performance POLVO, abordando as correlações entre corpo e natureza e trazendo como extensão da pele uma rama de batata-doce cultivada por aproximadamente oito meses. Já às 17h, as idealizadoras do projeto Central do Abacaxi preparam alguns pratos no jardim do MUPA usando apenas ingredientes de produtores locais e vegetais colhidos na horta feita no museu em janeiro. Enquanto cozinham, Amanda Kosinski e Camila Lovato Frankiv batem um papo com o público a respeito da importância do consumo alimentar consciente.

Ao longo da ação, os participantes vão poder experimentar preparos que têm como base PANCS, beterraba, repolho, quiabo e a mandioca. A atividade conta com 40 vagas, distribuídas por ordem de chegada a partir das 17h.

AÇÃO EDUCATIVA

Para as manhãs de sábado e domingo, 12 e 13 de março, a equipe educativa do MUPA preparou duas atividades imperdíveis para as crianças: no sábado, das 10h30 às 12h, acontece a oficina de colheita coletiva da horta do museu. Para o domingo, das 10h30 às 13h, está programada a observação em grupo guiado das abelhas nativas do jardim. Para a colheita, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui. A observação de abelhas não requer inscrição prévia.

SERVIÇO

Exposição do artista Marcelo Moscheta
– A partir de quinta-feira, 10 de março, quinta-feira, na Sala Lange de Morretes.

Performance POLVO com a artista Bia Figueiredo
– Sábado, 12 de março, às 16h, no Jardim do MUPA. A apresentação tem duração de até 40 minutos. A liberação de lugares acontece a partir das 15h30 até a capacidade do local e não é necessário fazer inscrição prévia.

Cozinha da Central do Abacaxi no Jardim do MUPA
Com Amanda Kosinski e Camila Lovato Frankiv
– Dia 12 de março, às 17h. Duração aproximada: 2h. A liberação de lugares acontece a partir do horário de início do evento e não é necessário fazer inscrição prévia. Os pratos serão distribuídos aos 40 primeiros a chegarem.

Ação Educativa para crianças
– Dia 12 de março, das 10h30 às 12h: oficina de colheita da horta do Jardim do MUPA. Vagas limitadas mediante inscrição prévia através do Sympla.
– Dia 13 de março, das 10h30 às 13h: observação das abelhas do Jardim do MUPA. Não é necessário realizar inscrição prévia.

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, Alto São Francisco – Curitiba.
Acompanhe a programação completa do Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas” no site do MUPA.
Entrada gratuita.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade