Museus de São Paulo realizam ação contra o preconceito

Continua depois da publicidade

Entre os dias 05 e 11 de dezembro, os museus de São Paulo promovem a ação Sonhar o Mundo. O objetivo é conscientizar a população contra as diversas formas de preconceito. Nos 19 muses, haverá palestras, rodas de conversa, exibições de filmes e intervenções artísticas, abordando o tema sob diversos aspectos.

Segundo Cristiane Batista, diretora de Museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, é dever da cidade colaborar com a mobilização contra o preconceito. “Se as pessoas estão, de alguma maneira, sendo educadas para o preconceito, a gente também pode usar as nossas instituições para tensionar esse olhar”, afirma.

No Museu da Imigração, entra em cartaz a exposição Direitos Imigrantes: Nenhum a Menos, feita em curadoria compartilhada com refugiados que vivem na capital. No Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera, estará disponível a visita guiada Sonhar o Mundo sem Racismo.

Veja também as mais lidas do DT

Dentro da Estação República do Metrô, no Museu da Diversidade Sexual, será dada orientação a pessoas que sofreram discriminação. “Qual é a rede de proteção que essa pessoa deve procurar. O que ela pode fazer para denunciar isso”, destaca Cristiane sobre as informações que serão fornecidas pela Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil.

Os acervos das instituições também terão destaques sobre peças específicas. “Você tem, por exemplo, uma sala de DNA no Catavento que trás essa questão. Afinal, a descoberta do DNA elimina a questão de raça, não existe uma diversidade de raças”, exemplificou a diretora.

Um mural colaborativo será montado no Memorial da Resistência, a partir do convite feito a grupos , movimentos sociais e organizações que atuam na região do centro de São Paulo. A obra, que poderá ser vista na instituição, que fica na Luz, terá como tema política e diversidade. (Fonte: Agência Brasil)

Programação completa:

Sonhar o Mundo

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade