Neta do fundador da Itapemirim relata ‘imbróglios’ e quer recuperar patrimônio

Continua depois da publicidade

A empresária Andrea Cola, neta do fundador do Grupo Itapemirim Camilo Cola, disse, em entrevista à coluna Capital, do jornal O Globo, que ela e o avô alertaram ministros e parlamentares em 2020 sobre os riscos de se autorizar a Ita (Itapemirim Transportes Aéreos), que parou de operar repentinamente em dezembro do ano passado, causando caos nos aeroportos e deixando milhares de passageiros sem atendimento.

Folhapress

“Em 2020, fui com o meu avô a Brasília e alertamos o ministro Tarcísio [Freitas, titular da Infraestrutura] sobre o que estava acontecendo na recuperação judicial. Alertamos que assim como Sidnei [Piva, dono da Itapemirim] não honrou compromissos firmados conosco, ele não iria honrar com o país. Não foi falta de aviso. Deu no que deu”, relatou  Andrea. Camilo faleceu em novembro de 2020, aos 97 anos.

Veja também as mais lidas do DT

Em dezembro, Tarcísio disse que a Itapemirim tinha todas as condições para operar. Segundo o ministro, a aérea tinha cumprido todos os requisitos necessários para obter a certificação da agência reguladora, a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil).

A reportagem procurou o Ministério da Infraestrutura hoje e aguarda retorno. Andrea foi executiva da Itapemirim por 16 anos e já estava fora da empresa quando o avô e o pai entraram com pedido de recuperação judicial e venderam o negócio para Piva por R$ 1, em 2016.

Agora, ela trava uma disputa com ele para tentar recuperar parte do patrimônio da família.

A Associação de Credores Trabalhistas e Ex-Funcionários do Grupo Itapemirim criticou os gastos com a empresa aérea. Esses valores, segundo a associação, poderiam estar sendo gastos no pagamento das dívidas da empresa com os credores do grupo.

De acordo com relatório da administradora que acompanha a recuperação judicial do grupo, até novembro de 2021 foram gastos cerca de R$ 32,3 milhões do dinheiro da empresa com seu braço aéreo.

Os credores tentam autorização judicial para realizar uma assembleia e afastar Sidnei da gestão. Como credora da empresa, Andrea diz que tem atuado no processo de recuperação judicial.

“Venho tentando denunciar as falcatruas, mas me acusam de tumultuar o processo, de fazer litigância de má-fé. Já tomei várias multas da Justiça.”

Segundo ela, no acordo feito com Sidnei havia um combinado de que imóveis pessoais que não estavam relacionados com a operação seriam transferidos de volta para a família.

“Mas em 19 de dezembro de 2016 eles conseguiram na Justiça se apossar da empresa antes mesmo de a gente finalizar os contratos. Em março do ano seguinte, Sidnei entrou com cláusula arbitral pedindo a validação do contrato e desde então a gente vem brigando.” “O apartamento da Avenida Atlântica foi ocupado. O Sidnei invadiu, trocou a fechadura. Parece que passou o Ano Novo lá. Ele não se deu ao trabalho de devolver nem as roupas e os sapatos do meu avô. Meu avô ia muito lá. Era a segunda casa dele. Nem sei se esse imóvel um dia volta pra gente”, acrescentou Andrea.

Questionada se acredita que o negócio rodoviário ainda pode sobreviver, ela diz esperar que o resto do patrimônio seja revertido para a empresa para pagamento dos credores. “Mas é preciso que a gente tenha uma nova assembleia para nomear um interventor. Acredito que a empresa ainda pode se recuperar. A imagem está manchada, mas é uma marca forte. Acredito no negócio. O Brasil viaja de ônibus.”

No início de fevereiro, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) determinou a busca e apreensão de 61 ônibus da viação Itapemirim. A decisão foi tomada pela juíza Fernanda de Carvalho Queiroz a pedido do Banco Moneo, instituição financeira ligada à empresa Marcopolo, que produz carrocerias de ônibus.

Segundo a magistrada, o banco comprovou que a Itaperimim é devedora da instituição. Andrea diz ainda que Sidnei tem que ser afastado. “Se ele permanecer, será uma questão de tempo (para a falência). Com um gestor de boa-fé, as empresas ainda podem ser salvas.”

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade