A equipe comercial e de vendas é o coração da Nobile Hotéis e Resorts e reflete esses resultados de expansão e liderança da Nobile
Por Paulo Atzingen, do Rio de Janeiro
A Nobile mantém-se no Top Ten no ranking das 50 maiores administradoras hoteleiras do Brasil, segundo relatório Hotelaria em Números Brasil 2023 da JLL (Jones Lang LaSalle). Com essa premissa, começamos a entrevista com Renato Pezzino, diretor de Vendas da Nobile Hotéis e Resorts e Elizeu Gonçalves, gerente de inteligência de Vendas da rede, que participaram da 50ª Abav Expo, no Rio de Janeiro, de 27 a 29 de setembro. Ambos falaram dos principais motivos que levam a Nobile a ocupar a 5ª posição em número de hotéis no ranking da JLL, do modelo de negócio da rede e do Programa Capacita, uma plataforma de educação corporativa. Apresentamos a entrevista em tópicos, confira:
Nobile Hotéis e Resorts tem Equipe em Campo
“Hoje o que a gente percebe no mercado é o reconhecimento do trabalho de distribuição, da tecnologia empregada em canais, e a equipe que está em campo consegue realmente garantir a conversão em negócios”, (Renato Pezzino).
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Vários tipos de clientes
Temos vários tipos de clientes e em vários segmentos e por onde eles preferem comprar ou fazer reservas a gente está pronto para atende-los e assumir isso.
Quando a Nobile apresenta o crescimento da companhia o seu posicionamento tanto tempo no topo do ranking, acho que não só o mercado mas nós mesmos nos motivamos e enxergamos a possibilidade de não só vender mais, mas ampliar os segmentos, diversificar a receita, e não ficar dependente de um cliente só ou de um mercado ou estratégia. (Renato Pezzino)
“Quando falo de relacionamento com falo da equipe de inteligência de vendas que temos, pessoas que cuidam da performance dos hotéis. O time observa se tudo aquilo que foi lançado para cada segmento, para cada canal, está sendo bem cumprido. Tudo isso, eu acho que o mercado vai verificando e tendo a certeza que o nosso trabalho consolida lá na frente os números totais da própria pesquisa do ranking. (Renato Pezzino)
Modelo de Negócio da Nobile Hotéis e Resorts
A Nobile vem cada vez mais se preparando para a franquias, faz parte da expansão da empresa e é realmente um formato bem interessante.
Hoje a gente está bem consolidado com a questão das marcas e das bandeiras. A gente trabalha muito intensamente a questão da distribuição da venda e da operação. A gente tem um trabalho operacional muito forte e esses dois trabalhos, eles estão sempre em conjunto com a área de qualidade. Hoje temos pessoas que estão o tempo todo medindo a qualidade dos processos da rotina. E isso com o franqueado faz todo sentido porque quando ele contrata a Nobile, ele contrata todos esses serviços. (Renato Pezzino)
Gente nova
Na pandemia muita gente que tinha uma carreira acabou saindo do mercado e com isso teve que antecipar uma renovação dos profissionais. Hoje você vê muito mais gente nova nas redes. Isso tem pontos positivos e os pontos negativos (turnover).
Os cursos de turismo no Brasil no Brasil em geral aumentaram então conseguindo de forma ainda gradativa recolocar e reposicionar as pessoas dentro do mercado. Acho que a pandemia deu uma bela de uma acelerada. (Eliseu Gonçalves)
Programa Capacita da Nobile Hotéis e Resorts
“A Nobile criou uma plataforma de educação chamada Capacita. Até bem pouco tempo fazíamos (essa capacitação) utilizando outros programas da internet, hoje é a nossa própria plataforma criada pela vice-presidência de Qualidade e Processos que é a Emíria Bertino.
Recentemente fizemos um canal de capacitação dentro da plataforma, específico sobre vendas.
Existe um cronograma anual e a ideia é que se tenha pelo menos dois Capacitas por mês, passando por cada pasta da empresa.
A Nobile está com um posicionamento além do trabalho, se preocupa realmente com o dia a dia das pessoas, se preocupa com o bem-estar de sua equipe e não vê apenas sua carreira. É uma marca importante no coração da empresa”. (Eliseu Gonçalves)
Para saber mais, acesse o site oficial.