No mês passado, o Governo Federal fez a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que faz parte do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. Angra dos Reis permaneceu na categoria A, a mais alta do ranking, demonstrando que é um dos principais destinos turísticos do Brasil.
A classificação das cidades é feita a partir da análise de cinco dados:
- quantidade de estabelecimentos de meios de hospedagem;
- vagas de empregos geradas pelos meios de hospedagem;
- número de visitantes domésticos;
- estimativa de visitantes internacionais;
- arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.
“Manter Angra na categoria A significa um reconhecimento nacional da cidade como destino turístico de excelência, ajuda a atrair investidores e a ter acesso a recursos financeiros e técnicos para o desenvolvimento do setor. Para manter a classificação, o poder público busca sempre aperfeiçoar a gestão turística, investir em infraestrutura e buscar sempre a melhoria dos serviços oferecidos “, ressaltou o presidente da TurisAngra, João Willy.
Visão abrangente do potencial turístico do Brasil
Segundo informações do Governo Federal, esse levantamento proporciona uma visão abrangente do potencial turístico do Brasil, tornando a gestão e a alocação de recursos mais eficientes. Além disso, o Mapa serve como uma valiosa ferramenta para turistas e agências de viagem na busca por destinos que oferecem uma infraestrutura adequada.
A participação no Mapa do Turismo Brasileiro é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observados os critérios estabelecidos na Portaria Ministerial nº 41/2021. Em 2024, 2.655 mil municípios foram avaliados pelo Governo Federal, entre 347 regiões turísticas no Brasil.
Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis