Anac: oferta de assentos no doméstico supera números da pré-pandemia

Continua depois da publicidade

Em maio, pela primeira vez em 27 meses, a oferta de assentos em voos no mercado doméstico brasileiro superou os níveis pré-pademia, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nesta sexta-feira (30). Segundo os números do órgão, o indicador – medido em ASK, ou assentos-quilômetros ofertados – teve alta de 6% frente aos números de maio de 2019.

A demanda de passageiros (RPK, ou passageiros-quilômetros pagos transportados) em maio deste ano ficou apenas 2,5% menor em relação ao resultado obtido em igual mês de 2019. Na comparação com igual período do ano passado, os dois indicadores (ASK e RPK) registraram alta, de 87,6% e 71,5%, respectivamente.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico foi de 6,4 milhões em maio, 10% de queda em relação ao total computado três anos atrás. Frente aos dados apurados no ano passado, no entanto, o crescimento foi de 75,8%.

Veja também as mais lidas do DT

O transporte de carga e correio pago, em maio, teve redução de 6,1% contra 2019, com pouco mais de 36 mil toneladas despachadas dentro do país. Entre as três principais aéreas do país, a Latam foi a que obteve a maior participação de mercado no mês, em termos de RPK, com 33,7%, seguida pela Azul, 33,3%, e Gol, 32,6%.

Dentre os indicadores da Anac aferidos no mercado internacional, o transporte de correio e carga pago segue batendo recorde de toneladas transportadas. Em maio deste ano, foram mais de 88 mil toneladas despachadas em rotas internacionais, trata-se do maior resultado para o mês em 22 anos — desde o início da série histórica. Na comparação com igual período de 2019 e 2021, o indicador apresentou alta de 24,7% e 1,8%, respectivamente.

No quinto mês de 2022, mais de 1,2 milhão de pessoas viajaram em destinos internacionais. Essa foi a maior movimentação de passageiros desde fevereiro de 2020. Em relação aos dados apurados no mesmo período de 2019, no entanto, a redução foi de 36,5%. (Valor Econômico)

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade