Orlando de Souza, Presidente do FOHB: “o que temos de interessante para entregar tem valor?”

Continua depois da publicidade

Orlando de Souza, presidente da FOHB, em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, falou sobre os preparativos para o IV Fórum Nacional de Hotelaria que acontece na próxima segunda-feira, (12).

Orlando de Souza é presidente da FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e recebeu o DIÁRIO no escritório da organização em São Paulo. Orlando falou sobre a sua experiência na hotelaria, o momento do setor hoteleiro no Brasil, e o que esperar do IV Fórum Nacional de Hotelaria, que acontece na próxima segunda-feira, (12).

Segundo o executivo, por conta da pandemia, o Fórum do ano passado não aconteceu, mas para esse ano ele volta com força total, no Hotel Intercontinental, em São Paulo.

Veja também as mais lidas do DT

“Aproveitamos a semana da Equipotel – que geralmente é de terça a sexta, faremos o Fórum na segunda-feira, criando assim uma espécie de “semana da hotelaria” aqui em São Paulo facilitando a logística e o tempo das pessoas que vêm à capital nesse período”, disse à reportagem.

Segundo Orlando, o número de pessoas previstas no fórum gira em torno de 350, 400 pessoas “Já tivemos muito mais que isso, em 2018, 2019, mas nesse retorno nós optamos por fazer uma coisa mais enxuta para retomar com consistência, com qualidade”, emendou.

Criar valor

Para o IV Fórum Nacional de Hotelaria foi criado uma curadoria e dela surgiu a seguinte questão: “o que nós temos de interessante para entregar a esses associados e que seja algo que crie valor de fato para ele participar do Fórum?”

O Fórum é aberto para associados e não associados. É, segundo o presidente, destinado à hotelaria independente, para consultores, para academia, para investidores, para estudantes e imprensa.

ESG será tema no Fórum

Outra abordagem de Orlando na entrevista é a apresentação do painel sobre ESG – (environmental, social and governance – ou ambiental, social e governança, em português)

“É o tema do momento cada vez mais, e o turismo não pode estar fora disso, a hotelaria muito menos ainda. Nesse painel traremos pessoas que mexem com esses eixos e que já possuam projetos ou ações sendo feitas nesses eixos. Ou seja, nós não vamos academicamente ficar discutindo a questão do ESG”, adianta.

Hotel próximo à favela

Orlando lembra que o fundador e CEO da CUFA (Central Única de Favelas), Celso Ataíde, mostrará na prática os conceitos do ESG. “Ele vai falar o que a CUFA faz hoje em benefício das favelas. E as pessoas da hotelaria que estarão lá vão ver como isso daí pode ter uma conexão com a hotelaria. Tem muito hotel que está muito próximo a essas comunidades. Será que não tem uma conexão possível aí com a CUFA nessa história?”

Necessidades especiais e LGBTQIA+

Ele destaca também dois outros temas que serão abordados na feira. A Carol Ignara, que tem uma empresa que trata de colocar pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho e o Reinaldo Bulgarelli, que vai tratar do nicho do LGBTQIA+, e a inclusão desse segmento mercado de trabalho.

Palestras 

Além dos painéis, o IV IV Fórum Nacional de Hotelaria terá palestras individuais. “Teremos uma palestra sobre hotelaria, com dados da hotelaria, demanda, oferta, diária, devolução, perspectivas, índices, economia e tudo mais da Hotel Invest. Teremos as palestras da professora-doutora Mariana Aldrigui, que vai falar sobre a dificuldade que hoje a hotelaria está tendo para a contratação da mão-de-obra”, adianta.

Para finalizar, Orlando acrescenta que a cereja do bolo será a palestra do economista e jornalista Ricardo Amorim, que fecha o evento. “Ele apresentará uma perspectiva, principalmente nesse momento eleitoral, econômico, no Brasil e mundo, uma perspectiva de tudo o que está aí no cenário, para as pessoas poderem pensar seus budgets e seus planejamentos estratégicos para no mínimo 22/23”, prognostica Orlando.

Ao final, Orlando também lembra que em meio aos debates e palestras ocorrerá a celebração dos 20 anos da entidade.

por Caroline Figueiredo, Mary Ellen com EDIÇÃO DO DIÁRIO


Inscrições para o IV Fórum Nacional da Hotelaria: FAÇA AQUI

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade