Pará realiza Feira Internacional de Turismo da Amazônia

A  FITA 2021 acontece de 25 a 28 de novembro na Estação das Docas

Edição DIÁRIO com agências

Com o tema “Conectando negócios na Amazônia”, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), realiza a 9ª edição da FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia. O evento vai ocorrer entre os dias 25 e 28 de novembro, na Estação das Docas. Considerada a maior feira de turismo do Norte do País, a FITA abrange toda a Amazônia Legal brasileira e os países da Amazônia Internacional. A cerimônia oficial de abertura será às 18h do dia 25 de novembro, com a presença do governador Helder Barbalho.

O objetivo da FITA é promover e integrar os destinos turísticos da região, atraindo operadores de turismo e agentes de viagem nacionais e internacionais, o trade local, profissionais de comunicação e os demais segmentos da cadeia de negócios e da rede de prestação de serviços da atividade turística, além de oferecer oportunidades aos investidores do setor.

“A ideia é consolidar a FITA como uma feira de Turismo não somente do Pará, mas de toda a Amazônia. A participação de todos os estados da região é muito importante. Por questões logísticas, o Norte acaba tendo menos turistas do que poderia. É isso que queremos mudar. Em bloco podemos vender o turismo na Amazônia e fomentar mais a região”, afirma o secretário de Turismo do Pará, André Dias.

- Advertisement -

A programação da FITA vai reunir área de comercialização dos expositores com 40 estandes no Feirão do Turismo, cursos de capacitação técnico-científica, palestras-show, press trips com profissionais de imprensa e influenciadores, bem como atrações musicais. Na Estação das Docas, o evento vai ocorrer nos 1189 metros quadrados do Armazém das Feiras, espaço interativo e área instagramável.

O município de Parauapebas será o Destino Anfitrião da FITA. O município tem o título de Capital do Ecoturismo de Carajás, uma das regiões do Estado do Pará. Parauapebas possui 6 Unidades de Conservação e uma Reserva Indígena com uma enorme diversidade de espécies da flora e fauna amazônicas, além de atrativos turísticos como trilhas em meio a floresta preservada, cachoeiras de águas cristalinas, lagoas, observação de aves e cavernas ferríferas com vestígios arqueológicos.

Painéis

Os painéis vão debater assuntos como “Políticas Públicas – Turismo, Cenários e Oportunidades”, “Desafios e oportunidades da gestão descentralizada do turismo”, “Turismo Sustentável/Unidades de conservação”, “Turismo em Comunidades Tradicionais”, “Marketing Turístico Digital” e “Turismo e Indicação Geográfica”. Já as capacitações incluem a apresentação oficial da Rota Amazônia com os destinos Amazonas, Maranhão e Pará, a RAI – Rotas Amazônicas Integradas de fomento ao segmento do turismo de pesca esportiva que reúne representantes de toda a Amazônia Legal, os números do Observatório do Turismo Paraense, o Programa de Regionalização do Turismo e o edital de Fomento a Eventos Turísticos.

Cercadas de grandes expectativas, as palestras-show serão realizadas pelo jornalista e apresentador Zeca Camargo, a curadora gastronômica e pesquisadora da cozinha brasileira Luiza Fecarotta, o chef de cozinha Saulo Jennings e o viajante global Anderson Dias, autor do blog 196 Sonhos. No campo artístico, a FITA terá shows com Félix Robatto, Lia Sophia e Jeff Moraes.

Segundo André Dias, a Fita é um instrumento essencial para o posicionamento estratégico do Estado. “A FITA é fundamental para que, primeiramente, a gente possa comercializar os produtos que compõem o nosso destino, tanto de Belém quanto do interior do Pará, junto aos considerados buyers (compradores do setor), e também para que os demais estados e países da Amazônia internacional possam promover e vender seus produtos turísticos e comercializar seus destinos para essa ampla rede de negócios e serviços que compõem a cadeia turística”, finalizou o dirigente da Setur-PA.

PC

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Patrícia de Campos
*Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    16º Festival das Cataratas chega ao fim e celebra visitação

    “Foi uma edição especial para todos nós”, afirmou a diretora do Festival das Cataratas Mayara Angeli Edição DIÁRIO com agências O 16º Festival das Cataratas chegou...

    Taiwan será primeiro país do Leste Asiático a receber a World Pride

    O evento acontece a cada dois anos em uma cidade diferente e reúne, além da Parada do Orgulho LGBTQIA+, uma série de outros eventos...

    Conheça o destino brasileiro referência em turismo acessível

    A grande maioria das atividades de turismo aventura estão adaptadas para pessoas com qualquer tipo de deficiências Edição DIÁRIO com agências A cidade de Socorro (SP),...

    Brasil terá escritório regional da Organização Mundial do Turismo (OMT)

    Com a confirmação da sua construção, será a primeira representação da entidade nas Américas, fortalecendo o setor em todos os países do continente Edição DIÁRIO...

    Aviação defende adesão de países da América Latina ao Certificado Digital COVID da União Europeia

    O sistema de Certificado Digital COVID da UE compreende três tipos de certificados gratuitos relacionados à Covid-19: um certificado de vacinação, um certificado de...

    França atualiza regras para a entrada de turistas estrangeiros

    Novas medidas são apresentadas no momento em que as contaminações avançam na Europa e o aparecimento da nova variante ômicron causa temor global Por Redação A...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing