Parque Ecológico em Itararé é ótimo destino pet friendly

Continua depois da publicidade

O Parque Ecológico da Barreira é um passeio cheio de atrativos como grutas, paredões rochosos, bela natureza e muita história.

por Sharlene Irente*


O parque, que é cortado pelo rio Itararé e marca a divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, faz parte de uma antiga rota utilizada pelos tropeiros que saiam de Viamão no Rio Grande do Sul com destino a Sorocaba (interior de SP). Neste local havia um posto que registrava e cobrava pela passagem das mercadorias, dando origem ao nome “barreira”. O parque também foi palco das Revoluções de 30 e 32, quando foram cavadas trincheiras na região.

Veja também as mais lidas do DT

Monumento ao Soldado Constitucionalista (Crédito: Coordenadoria de Turismo de Itararé)

Caminhadas leves e acessíveis

A entrada no parque é gratuita, há uma portaria com vigias, estacionamento, banheiros e um pequeno museu com alguns animais empalhados.

É um local de fácil acesso, bastante frequentado pelos moradores locais e que não necessita de acompanhamento de guia. As caminhadas são leves e bastante acessíveis na maior parte do parque.

Não há restrições para entrada de cães e a galerinha aqui ficou bem à vontade, correu e brincou bastante por todo o parque.

Um dos atrativos do parque é o Brechão das Andorinhas. Paredões de arenito que formam fendas em torno do Rio Itararé, que servem de abrigo as andorinhas. Pela manhã é possível avistar a revoada de andorinhas que saem dos ninhos e no final da tarde o retorno aos ninhos. Infelizmente nossa visita foi no meio do dia e não tivemos o privilégio de assistir a esse espetáculo. Mais um motivo para voltarmos. Mesmo sem as andorinhas o lugar é lindo merece uma visita.

Cachoeira do Chuveirinho (Crédito: arquivo pessoal Sharlene Irente)

Trilha do Pontilhão

O dia estava quente e convidativo para um banho, então seguimos para a Trilha do Chuveirinho. O Chuveirinho é uma pequena queda d’água, suficiente para uma boa refrescada.

Para acessar o chuveirinho é preciso descer por uma pedra um pouco íngreme, necessita um pouco de habilidade para nós humanos, mas os pets tiraram de letra.

Seguimos para a Trilha do Pontilhão, que chega a uma antiga estrutura de ferro e uma ponte, por onde passavam os trens que ligavam São Paulo ao Paraná.

Não é possível caminhar sobre a ponte, mas o local proporciona uma linda vista e ótimas fotos.

Brechão das Andorinhas: natureza em seu horário de trabalho (Crédito: Sharlene Irente)

Enfim seguimos para a principal atração do parque, a Gruta da Barreira, ou como é mais conhecida, Gruta da Santa. A gruta é formada pelo desabamento dos arenitos, sobre os quais corre o Rio Itararé que ora passa em cascatas, ora subterrâneo.

No interior da gruta um forte cheiro de velas e objetos que indicam que o lugar é um ponto turístico religioso.

Tem uma escada em concreto para acessar o interior da gruta e o local é bastante acessível. Até mesmo os cães podem entrar, então eu e a Bellinha descemos para conhecer enquanto os outros dogs esperavam lá em cima. Aproveitamos para agradecer pela viagem e pela oportunidade de estarmos conhecendo lugares tão legais.

Cacau não gosta de se melhora e preferiu só apreciar o chuveirinho (Crédito: Sharlene Irente)

Mas a Bellinha é pretinha e como o local tem pouca luz não deu pra ver ela na foto kkkkk

Diz a crença que “se beber da água da bica que tem dentro da gruta, você certamente voltará”. Verdade ou não, estávamos com sede e aproveitamos para beber água e encher as garrafinhas, torcemos para que seja verdade e possamos voltar lá.

O Parque da Barreira é um passeio de fácil acesso mesmo aos aventureiros iniciantes ou mais preguiçosos. Fica bem perto da estrada e não necessita longos percursos de carro, nem longas caminhadas.

Nós visitamos no dia de vir embora, pois só tínhamos o período da manhã e foi ideal. Separe pelo menos meio período para conhecer com calma, fazer um piquenique e relaxar.

Certamente o local vale a visita.


Parque Ecológico da Barreira 

Endereço: 614, Rod. Francisco Alves Negrão, 386 – Vila Jurandir, Itararé – SP, 18460-000

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade