Parque Ecológico em Itararé é ótimo destino pet friendly

O Parque Ecológico da Barreira é um passeio cheio de atrativos como grutas, paredões rochosos, bela natureza e muita história.

por Sharlene Irente*


O parque, que é cortado pelo rio Itararé e marca a divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, faz parte de uma antiga rota utilizada pelos tropeiros que saiam de Viamão no Rio Grande do Sul com destino a Sorocaba (interior de SP). Neste local havia um posto que registrava e cobrava pela passagem das mercadorias, dando origem ao nome “barreira”. O parque também foi palco das Revoluções de 30 e 32, quando foram cavadas trincheiras na região.

Monumento ao Soldado Constitucionalista (Crédito: Coordenadoria de Turismo de Itararé)

Caminhadas leves e acessíveis

A entrada no parque é gratuita, há uma portaria com vigias, estacionamento, banheiros e um pequeno museu com alguns animais empalhados.

É um local de fácil acesso, bastante frequentado pelos moradores locais e que não necessita de acompanhamento de guia. As caminhadas são leves e bastante acessíveis na maior parte do parque.

Não há restrições para entrada de cães e a galerinha aqui ficou bem à vontade, correu e brincou bastante por todo o parque.

Um dos atrativos do parque é o Brechão das Andorinhas. Paredões de arenito que formam fendas em torno do Rio Itararé, que servem de abrigo as andorinhas. Pela manhã é possível avistar a revoada de andorinhas que saem dos ninhos e no final da tarde o retorno aos ninhos. Infelizmente nossa visita foi no meio do dia e não tivemos o privilégio de assistir a esse espetáculo. Mais um motivo para voltarmos. Mesmo sem as andorinhas o lugar é lindo merece uma visita.

Cachoeira do Chuveirinho (Crédito: arquivo pessoal Sharlene Irente)

Trilha do Pontilhão

O dia estava quente e convidativo para um banho, então seguimos para a Trilha do Chuveirinho. O Chuveirinho é uma pequena queda d’água, suficiente para uma boa refrescada.

Para acessar o chuveirinho é preciso descer por uma pedra um pouco íngreme, necessita um pouco de habilidade para nós humanos, mas os pets tiraram de letra.

Seguimos para a Trilha do Pontilhão, que chega a uma antiga estrutura de ferro e uma ponte, por onde passavam os trens que ligavam São Paulo ao Paraná.

Não é possível caminhar sobre a ponte, mas o local proporciona uma linda vista e ótimas fotos.

Brechão das Andorinhas: natureza em seu horário de trabalho (Crédito: Sharlene Irente)

Enfim seguimos para a principal atração do parque, a Gruta da Barreira, ou como é mais conhecida, Gruta da Santa. A gruta é formada pelo desabamento dos arenitos, sobre os quais corre o Rio Itararé que ora passa em cascatas, ora subterrâneo.

No interior da gruta um forte cheiro de velas e objetos que indicam que o lugar é um ponto turístico religioso.

Tem uma escada em concreto para acessar o interior da gruta e o local é bastante acessível. Até mesmo os cães podem entrar, então eu e a Bellinha descemos para conhecer enquanto os outros dogs esperavam lá em cima. Aproveitamos para agradecer pela viagem e pela oportunidade de estarmos conhecendo lugares tão legais.

Cacau não gosta de se melhora e preferiu só apreciar o chuveirinho (Crédito: Sharlene Irente)

Mas a Bellinha é pretinha e como o local tem pouca luz não deu pra ver ela na foto kkkkk

Diz a crença que “se beber da água da bica que tem dentro da gruta, você certamente voltará”. Verdade ou não, estávamos com sede e aproveitamos para beber água e encher as garrafinhas, torcemos para que seja verdade e possamos voltar lá.

O Parque da Barreira é um passeio de fácil acesso mesmo aos aventureiros iniciantes ou mais preguiçosos. Fica bem perto da estrada e não necessita longos percursos de carro, nem longas caminhadas.

Nós visitamos no dia de vir embora, pois só tínhamos o período da manhã e foi ideal. Separe pelo menos meio período para conhecer com calma, fazer um piquenique e relaxar.

Certamente o local vale a visita.


Parque Ecológico da Barreira 

Endereço: 614, Rod. Francisco Alves Negrão, 386 – Vila Jurandir, Itararé – SP, 18460-000

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sharlene Irente
Sharlene Irentehttps://www.caomigo.com.br/
Apaixonada por animais, por viagens e pela natureza, Sharlene é mãe dedicada de quatro vira-latas lindos e bagunceiros. É bacharel em Psicologia pela Universidade Braz Cubas, pós-graduada em Psicologia Organizacional pela Universidade Mogi das Cruzes e MBA em Gestão de Negócios pela ESAMC. Sharlene já traz em sua bagagem uma boa experiência. Montou há três anos a Cãomigo, empresa de eventos e viagens pet friendly

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro são anunciados

    Foram anunciados na tarde desta sexta-feira (22) o nome dos 26 novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro. O evento vem ano a...

    Operadoras não vendem 50% do que venderam no mesmo mês de dezembro, em 2019

    Um balanço apresentado na tarde desta sexta-feira (22) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa - aponta que o faturamento referente às...

    Turismo Sustentável começam a ser gerados na Grande Reserva Mata Atlântica

    Negócios de turismo sustentável e produção de natureza localizados nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo serão impactados pelo primeiro Centro de...

    Pierfrancesco Vago nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association (CLIA)

    Uma nota da MSC Cruzeiros acaba de informar que seu presidente honorário Pierfrancesco Vago foi nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association...

    GOL e LATAM fazem juntas voos da colaboração e da solidariedade

    A GOL e a LATAM demonstram espírito de cooperação e solidariedade no momento da distribuição das vacinas contra a Covid-19. A GOL levou 500...

    Japão nega que as Olimpíadas sejam canceladas

    TÓQUIO (Reuters) - O Japão se manteve firme na sexta-feira em seu compromisso de sediar as Olimpíadas de Tóquio este ano e negou um...

    Relacionadas

    Open chat