Parque Nacional do Itatiaia (PNI) reabre nesta quarta-feira (5)

Avanços na retomada do Turismo na região das Agulhas Negras. Nesta quarta-feira (5), o Parque Nacional do Itatiaia (PNI), uma das mais importantes Unidades de Conservação do Brasil, volta a abrir de forma gradual e monitorada. A reabertura deverá respeitar as medidas de prevenção com o retorno das atividades nos atrativos naturais do parque, que abrange os municípios de Itatiaia e Resende (RJ).

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão que administra as Unidades de Conservação, estabeleceu uma série de medidas, que serão executadas de acordo com três fases de “criticidade”, definidas pelo Parque: medidas Sociais, Sanitárias e Operacionais. As ações estabelecem o distanciamento físico, sanitização dos ambientes e ações restritivas para a prevenção de contágio da Covid-19.

Na fase 1, a qual inicia a reabertura, apenas a parte baixa do parque estará aberta, de quarta a domingo, com horário de funcionamento especial: das 8h às 17h. O Centro de Visitantes permanecerá fechado, com apenas os sanitários liberados. Os demais atrativos terão restrições quanto ao fluxo de visitação. O Lago Azul estará com capacidade limitada a 30 pessoas, que deverão manter distanciamento mínimo de até 2 metros e usar, obrigatoriamente, máscaras de proteção.

As Cachoeiras Véu da Noite e Itaporani permitirão capacidade máxima de 40 pessoas. A Piscina do maromba terá fluxo de até 30 visitantes. A Cachoeira do Poranga poderá ter 20 turistas ao mesmo tempo, porém os técnicos de saúde ainda estão revendo a medida, que poderá estabelecer uma capacidade maior ou menor do local. A Pedra de Fundação, o Mirante do Adeus e a Trilha dos Três Picos poderão ter, no máximo, 6 pessoas.

Todos estes atrativos serão monitorados por técnicos, que exigirão dos visitantes o uso obrigatório de máscaras de proteção individual e distanciamento social. Haverá também a distribuição de solução sanitizante à base de álcool 70% para higiene das mãos. Para garantir o fluxo de visitação e evitar aglomerações, o tempo de permanência de cada atrativo será controlado.

A visita guiada será permitida, respeitando o número de visitantes por grupo: até seis pessoas. Estão suspensas as excursões e a entrada de vans e ônibus fretados. As novas regras vão mudar a rotina do parque e os espaços vão receber adequações, como placas de sinalização com orientações e estruturas que disponibilizam materiais de higiene.

A direção do parque aconselha que os ingressos sejam comprados pela internet, para evitar aglomerações. As atividades turísticas do PNI foram interrompidas no dia 17 de março. Segundo a direção do local, não há previsão de quando a parte alta vai estar liberada aos visitantes.

Itatiaia recebeu mais de 10 mil turistas

Após dois meses da reabertura do setor hoteleiro em Itatiaia, o município já registrou mais de dez mil turistas. Segundo a prefeitura, a maioria dos visitantes vieram de São Paulo, do Vale do Paraíba Paulista, do Rio de Janeiro e da região Sul Fluminense, o que ajudou no crescimento econômico do município. O município já reabriu alguns setores como turismo, igrejas, academias, feira livre, comércio, entre eles bares e restaurantes.

Para a secretária de estado de Turismo, Adriana Homem de Carvalho, a reabertura do PNI é uma boa notícia para a região das Agulhas Negras, que abrange um total de quatro municípios (Porto Real, Quatis, Resende e Itatiaia).

– Sabendo da necessidade que as pessoas estão sentindo de um contato mais próximo com a natureza, depois dos meses de isolamento, é reconfortante saber que o Parque Nacional do Itatiaia está reabrindo. O local é uma referência das Agulhas Negras e, com certeza, vai atrair visitantes para a região – conclui Adriana.

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Emirates mantém ajuda a Beirute e conta com a generosidade de seus clientes

DIÁRIO com agências Em nota, a empresa aérea informa que as contribuições chegam de clientes da Emirates do mundo todo, em dinheiro ou milhas Skywards,...

IATA altera para baixo sua previsão de tráfego aéreo para 2020

Genebra - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) alterou para baixo sua previsão de tráfego para 2020, refletindo uma recuperação mais fraca do...

Em 1982 fiz a minha primeira viagem para a Itália

Em 1982 fiz a minha primeira viagem para a Itália para participar da Convenção Anual da AEB SPA, empresa de produtos enológicos, na época...

Instituto da Transformação Digital lança programa ITD Partners

No próximo dia 2 de outubro o Instituto da Transformação Digital lança o programa ITD - Partners. DIÁRIO com agências O evento, obviamente digital, acontecerá em...

E-book detalha informações sobre recuperação judicial de empresas

Informações relevantes sobre as medidas necessárias e exigidas por lei em relação à retomada de negócios, principalmente, no atual cenário econômico imposto pela pandemia...

Harvard: máscaras faciais usadas durante toda a viagem oferecem grande proteção contra a COVID-19

As máscaras faciais são parte essencial de uma estratégia em múltiplas frentes para manter os clientes seguros e reduzir a transmissão de COVID-19 durante...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat