Petrópolis realiza sua festa alemã Bauernfest a partir do dia 22

Evento reuniu 320 mil pessoas em 2017

por João Vitor Brum, especial para o DT

Petrópolis se transforma em um burgo alemão a partir do dia 22 de junho, com a tradicional Bauernfest, segunda maior festa de tradições germânicas do país, atrás apenas da tradicional Oktoberfest, de Blumenau (SC). A Festa do Colono Alemão chega à sua 29ª edição cheia de novidades para o público, que no último ano ultrapassou a casa de 300 mil pessoas. Neste ano, jogos do Brasil na Copa do Mundo serão transmitidos nos palcos da festa.

A Bauern, como é conhecida na região, acontece entre os dias 22 de junho e 1º de julho, e é esperado que, neste ano, sejam consumidos 130 mil litros de cerveja e 8 toneladas de salsichão ao longo dos 10 dias de programação

A festa marca uma das épocas mais frias do ano na cidade, e é realizada sempre na semana do dia 29 de junho, feriado municipal que comemora o dia do Colono Alemão. A data celebra a chegada das primeiras famílias germânicas à Cidade Imperial, em 1845, 173 anos atrás.

Em 2017, a festa reuniu 320 mil pessoas, movimentando R$ 40 milhões na economia local. A 28ª edição contou com 200 apresentações, envolvendo cerca de mil artistas de bandas musicais, marciais, corais, grupos teatrais e folclóricos, entre outros. Maior a cada ano, a expectativa é que o evento cresça 10% em sua 2018.

Expansão

Originalmente, a festa era realizada apenas no Palácio de Cristal, um dos principais pontos turísticos da cidade,  que foi se tornando pequeno para a proporção do evento. Ao longo dos anos, a Bauern foi se expandindo.

Primeiro, tomou a Rua Alfredo Pachá, em frente ao Palácio. Foi chegando ao Museu da Bohemia (que abriga a primeira fábrica de cerveja do país); depois à Praça da Liberdade, a principal da cidade; e, no último ano, uma edição especial da Deguste, tradicional feira de cervejas artesanais petropolitana, foi realizada durante os 10 dias de festa.

Uma das novidades de 2018 é a realização de eventos no distrito de Itaipava. Com o nome de Jugendbauernfest, a festa acontece um mês após a Bauern, entre os dias 5 e 8 de julho, no Parque de Exposições de Itaipava. O evento terá como foco a tradição germânica presente na cidade, com comidas, danças, música. Além disso, haverá transmissão ao vivo de jogos da Copa do Mundo. A entrada será gratuita.

Outra surpresa é a extensão do horário de funcionamento. Até 2017, as atrações começavam às 15h nos dias de semana e às 10h nos fins de semana. Neste ano, o funcionamento será a partir das 10h em todos os dez dias de festa.

Atrativos

O evento contará com 40 barracas, 30 divididas entre alimentação, bebidas, souvenir e fotografia e 10 destinadas ao artesanato local. Além de chopes e salsichões, há opções de alimentação para todos os gostos, seguindo, claro, as tradições germânicas. Croquetes, saladas de batata, sopa de ervilha, goulash e doces e bebidas típicos estão entre o vasto leque de opções.

O evento terá como foco a tradição germânica presente na cidade, com comidas, danças, música (Crédito: divulgação)
O evento terá como foco a tradição germânica presente na cidade, com comidas, danças, música (Crédito: divulgação)

Já tradicionais na festa são os concursos, como de Chopp a Metro e de Cuca Alemã. Gratuitos, cada um possui regras específicas para participação. Precedendo a festa, acontece o primeiro concurso: o que escolhe a realiza da Bauern, formada por uma rainha e duas princesas. Outra tradição da festa são os desfiles pelo Centro Histórico, como o Desfile de Luzes.

Realizada deste 2013, a Tanzen, tenda com atrações majoritariamente de música eletrônica, garante a diversão do público jovem e possui horário mais amplo, adentrando a madrugada. No último ano, a festa começou a ser realizada na casa da cerveja Cidade Imperial, no Centro Histórico de Petrópolis.

Como a Bauern acontece em espaços abertos da cidade, não é cobrado ingresso para as atrações, sendo pago somente o consumo nas barracas. A abertura acontece no dia 22 de junho, de 18h à meia-noite, e os outros dias de evento têm início às 10h.

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

O que os hoteleiros falam sobre as OTA’s que não querem negociar

Em um momento como esse que o país atravessa, um  número cada vez maior de pequenos e médios hotéis, pousadas e até grandes hotéis...

CNC projeta queda de 6,1% no PIB em 2020

Diante da incerteza em relação à superação da crise provocada pelo novo coronavírus e do grau de contaminação da economia, a Confederação Nacional do...

Empresas conseguem suspender pagamento de energia na primeira instância

Uma empresa que está em recuperação judicial conseguiu na Justiça o direito de pagar apenas a energia consumida. A empresa havia comprado energia no...

Universal Orlando Resort anuncia reabertura de alguns hotéis a partir do dia 2 de junho

A partir de 2 de junho de 2020, alguns hotéis do Universal Orlando Resort irão reabrir para os hóspedes. A reabertura desses hotéis será...

Bolivianos voltarão para casa depois de meses retidos na Alemanha

Os membros de uma orquestra boliviana que inclui flautas tradicionais esperam voltar para casa na próxima semana depois de ficarem retidos em um castelo...

Senado aprova projeto que oferece crédito para profissionais liberais

Em sessão remota nesta quinta-feira (28), o Plenário do Senado aprovou o projeto que abre linha de crédito especial para profissionais liberais durante a...

Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Já fiz passeio a Petrópolis na Bauernfest com uma agencia de turismo para Petrópolis, a MIRIAMTURISMORJ eles são bastante prestativos e o guia deles e nota 10, que pena que esse ano não vai dar para mim ir, em Petrópolis na Bauernfest.
    Mais deixo minha experiência aqui não aconselho ninguém subir a serra para depois voltar a noite e muitas curvas e tem neblina e como e festa da cerveja, no final da serra vai ter uma lei seca muito grande, o ideal e ir com agencia de Turismo, ou fazer transfer com a MIRIAMTURISMORJ

Comments are closed.

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias