Prefeitura de São Paulo busca sócio para Anhembi

Continua depois da publicidade

(Da Redação) Foi anunciado nesta segunda-feira (18) pela prefeitura de São Paulo o lançamento de uma chamada pública para o recebimento de propostas para a ampliação e modernização do Pavilhão de exposições do Anhembi. O anúncio ocorreu na prefeitura de São Paulo e contou com o prefeito Fernando Haddad e o presidente da SP Turis, Wilson Poit.

De acordo com Poit, a partir desta segunda-feira começa o prazo para que os interessados se apresentem. “Após o período de credenciamento (10 dias) e da escolha do parceiro, faremos a licitação”, informou Poit que também é secretário municipal para Assuntos de Turismo de São Paulo.

De acordo com ele, os projetos apresentados devem abranger plantas de engenharia, arquitetura, estudos de viabilidade técnica e econômica e só então será lançado o edital de licitação. “Estima-se que em 120 dias  o edital esteja pronto”, disse.

Veja também as mais lidas do DT

“Trata-se de um chamamento aberto e estamos abrindo para ouvir os investidores. Não se trata, porém de privatização”, adiantou. Administrado pela SP Turis, o Anhembi completa este ano 45 anos.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, lembrou que a ampliação do Anhembi faz parte de um macro-projeto de seu governo denominado Arco do Tietê. “Uma exigência para os potenciais parceiros será o incremento do acesso. A ideia é que tenhamos uma conexão entre a estação Tiete para o Anhembi, seja de metrô, seja por aero-trem. Ajudará muito na logística, às margens do Rio Tietê.

Interessados e valor do investimento

A área objeto do chamamento público tem aproximadamente 300 mil metros quadrados e compreende o Pavilhão de Exposições (76 mil metros quadrados) que deverá ser reformado, o Palácio das Convenções do Anhembi, o auditório Elis Regina e o estacionamento. O sambódromo não está incluído.

Ainda, de acordo com Haddad, mesmo antes deste chamamento público, a prefeitura de São Paulo já tem sido procurada. “Acredito que haverá muita receptividade à proposta de parceria (ele não citou PPP – Parceria Público Privada) e já tenho sido procurado por potenciais investidores, mais de três grupos de investidores”, frisou.

Segundo Poit, uma das exigências para a parceria é o incremento de acesso ao local por meio de transporte público (Foto: DT)
Segundo Poit, uma das exigências para a parceria é o incremento de acesso ao local por meio de transporte público (Foto: DT)

Segundo o prefeito, “o Anhembi é um lugar privilegiado e queremos que o espaço consolide essa sua posição de líder”, afirmou. Segundo último levantamento da International Congress an Convention Association (ICCA-2015), São Paulo lidera o ranking de destinos de eventos, no Brasil e é a 34ª cidade do mundo que mais recebe eventos internacionais.

Para Poit, ainda não está definido o valor total do investimento. “O investimento privado gira em torno de 1,5 bi, 2,0 bi, tudo depende ainda do projeto finalizado”, esclareceu.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade