Preservação da onça-pintada exige medidas de proteção e combate à caça ilegal

Continua depois da publicidade

Com sua população em declínio, ao celebrar o Dia Nacional da Onça-Pintada, que acontece neste domingo (29), é preciso destacar as medidas fundamentais para o combate à caça ilegal, preservação de seu habitat natural, e sua espécie que já soma 50% de perda ao longo de sua distribuição pelo continente americano – o único onde ela pode ser encontrada.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Pesando entre 60 e 160 quilos, a onça-pintada é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, atrás apenas do tigre e do leão. No entanto, é uma das mais ameaçadas. Não existem números oficiais sobre a quantidade de onças pintadas no Brasil, mas a mesma já está ameaçada na categoria vulnerável, com perspectivas de agravamento da situação.

Veja também as mais lidas do DT

Segundo o biólogo e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), Roberto Fusco, “Existe uma extrapolação. Na Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, por exemplo, a população provavelmente é menor que 300 indivíduos. Já no Pantanal é inferior a mil, enquanto que na Amazônia é menos do que 10 mil”, explica o pesquisador.

Durante o segundo semestre de 2020, os incêndios que atingiram o Pantanal, destruindo lugares como o Parque Estadual Encontro das Água, que concentra a maior população de onças-pintadas no mundo, colocou mais pressão sobre o status de conservação que esta classifica como criticamente em perigo, ocupando 19% do bioma. No Cerrado, como em perigo, ocupando 32% da savana brasileira. Já no Pantanal e Amazônia, como vulnerável, em grande parte pela perda de indivíduos por retaliação e caça ilegal, além do avanço da agropecuária.

Como ações de preservação, Fusco, junto com outros especialistas, lançou o Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar, do qual você pode conferir a matéria por este link. Além dessa iniciativa, muitas outras ações têm ajudado na conservação das onças-pintadas no Brasil, como o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, o Instituto Onça-Pintada, entre outros.

Acesse o Guia de Fontes de Informações em www.fundacaogrupoboticario.org.br

 

 

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Tive a feliz oportunidade de visitar o Parque Zoo Vale em Serra de Carajás. Encantada de ver os belos espécimes de onça pintada. Um privilégio!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade