Presidente do Sindicato de Guias de Turismo da Bahia, Silvana Rós, fala sobre o 39º Congresso de Guias em Salvador

Continua depois da publicidade
Silvana Rós,  presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Estado da Bahia, atendeu o DIÁRIO para falar sobre o 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo que acontece de 22 a 26 de maio em Salvador, capital da Bahia. Segundo ela, o tema principal do evento será “Guia de Turismo Valorizando Etnias Brasileiras” e além do encontro em si, que serve para fortalecer a categoria, serão discutidos temas importantes como a reinvenção da profissão de guias de turismo, a valorização e o aumento da auto-estima do guia de turismo, além da reforma trabalhista e de que forma ela pode influenciar a categoria. Acompanhe abaixo a entrevista concedida ao jornalista Paulo Atzingen, editor do DT:

DIÁRIO – Qual a linha temática do 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo e porque essa escolha?

SILVANA RÓS – Estamos abordando como tema principal o ‘Guia de Turismo Valorizando Etnias Brasileiras’, buscamos ( tanto a  Federação Nacional de Guias de Turismo, como o Sindicato de Guias de Turismo da Bahia) uma identidade que viesse corroborar com o local sediante, a Cidade Salvador, rica em sua etnia, multicultural e a dinâmica desse trabalho de contato humano que nós, Guias de  Turismo, convivemos diariamente.

DIÁRIO – Quantos guias de turismo são esperados? E de que estados, principalmente?

SILVANA RÓS – Estimamos um público de cerca de umas mil pessoas, entre Guias de Turismo, estudantes da área de Turismo, Agentes de Viagens e acompanhantes que são as famílias que aproveitarão o destino e participarão do CBGTUR. Por Salvador situar-se na região  Nordeste do país  teremos um público maior como do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, de Alagoas e outros estados. Outros estados se destacam, como o Paraná, especificamente a cidade de Foz do Iguaçu e guias oriundos do Espírito Santo, próximo estado que sediará o Congresso, em 2020.

DIÁRIO – Vocês discutirão questões como  o exercício ilegal da profissão ou um problema interno da categoria que é a auto desvalorização?

SILVANA RÓS – Nos últimos três CBgtur’s abordamos sobre o exercício ilegal da profissão, sobre a falta de fiscalização, porém este ano, estamos abordando também sobre possibilidades que o profissional venha absorver para se reinventar, como as mídias digitais influenciam, assim de que maneira o turismo de experiência pode auxiliar no “encantamento” do tour. Outro ponto que estamos trazendo é de que maneira a reforma trabalhista pode influenciar a categoria; temas focados na capacitação profissional.

DIÁRIO – Quais são os órgãos públicos e instituições que apoiam o 39º Congresso?

SILVANA RÓS – Desde outubro de  2017, quando conquistamos o 39° CBGTUR para sediar  Salvador o Trade Turístico da Bahia e Salvador vem nos apoiando, a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador), a Setur (Secretaria de Turismo do Estado), todos os Sindicatos associados a Fenagtur, MTUR e empresários da cidade Salvador. Temos agradecimentos especiais aos hotéis de Salvador, que a preços subsidiados, hospedarão os congressistas.

Sobre o Evento

O Congresso Brasileiro de Guias de Turismo CBGTUR – é um evento anual promovido pela Federação Nacional dos Guias de Turismo do Brasil – FENAGTUR e organizado pelos Sindicatos Estaduais. De caráter regional, busca unir a discussão de temas de relevância para a categoria e a divulgação do potencial turístico da localidade sediante.

A 39ª edição acontecerá na cidade do Salvador- Bahia, de 22 a 26 de maio de 2019, e será organizado pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia – SINGTUR-BA.

https://cbgtur2019.com.br/

*O DIÁRIO DO TURISMO é midia-partner do 39º CBGTUR 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade