Renata Rocha, CEO da Nobile Hotels & Resorts: Ética e Pensamento Empreendedor

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Jovem, mas com experiência de sobra na hospitalidade, a executiva que rege os negócios da Nobile com maestria demonstra mais do que garra e compromisso.  É obstinada pelo trabalho e pela busca da qualidade dos serviços, confia nas pessoas e considera os colaboradores o ativo mais valioso da rede.
Inteligência artificial e os avanços advindos da aplicação de novas tecnologias de gestão, mesmo que incontestáveis, devem estar equilibrados com cortesia e  amabilidade ao receber o hóspede, itens valiosos para Renata Rocha. Inovação rima com resultado.
A meta de aumentar a diária média global em 15% sobre a praticada em  2022 e, no próximo ano, ampliar esse valor em novos 15%, provam a assertividade que compõe a trajetória daquela estagiária que, há 14 anos, iniciava uma carreira repleta de desafios. Confira a entrevista abaixo, concedida ao DIÁRIO:

DIÁRIO DO TURISMO – Você ingressou na Nobile em 2008, como estagiária. E chegou a CEO, em 2022. Nesses 14 anos, que aspectos e valores considera os mais relevantes para a sua ascensão profissional?
Renata Rocha: Acredito muito no crescimento profissional baseado na meritocracia. Eu sou uma pessoa movida a desafios e para alcançá-los sempre me esforcei, dediquei, estive à disposição da companhia e entreguei além do esperado para os cargos que ocupei. Vejo como grande diferencial a ética profissional e o pensamento empreendedor, sempre me coloquei no lugar de dono.

DT – Que diferencial e singularidades você destacaria na cultura organizacional da Nobile, comprometida com a inovação?
Renata Rocha: A Nobile é uma empresa que está sempre atualizada com as tendências da hotelaria e as mudanças do mercado, em busca de constante inovação, principalmente no que reflete diretamente na experiência do hóspede. Estimulamos a criatividade em todos os níveis da empresa. Nosso time é encorajado ao aprendizado contínuo, a se atualizar sobre tendências, a pensar de forma criativa e buscar soluções para as quais os concorrentes não despertaram, com baixo custo e “fora da caixa”.

DT – Na sua percepção de jovem executiva já experiente, faz sentido investir em Inteligência Artificial para aprimorar o atendimento mais e mais humanizado ao hóspede? Há algum paradoxo na relação IA x humanização?
Renata Rocha: Vejo a IA como um caminho sem volta em muitos aspectos da nossa sociedade. Embora a IA tenha apresentado diversos avanços inovadores e esteja cada vez mais presente em nosso dia a dia, observo que ainda existe muito espaço para desenvolvimento e aprimoramento. O atendimento aos hóspedes no mercado da hospitalidade sempre foi conhecido por ser humanizado, com ênfase na interação pessoal e serviços personalizados, para atender às necessidades dos clientes. Embora a Nobile esteja mergulhada na IA e usufruindo da eficiência que ela traz, equilibramos o uso da tecnologia para não perder a cortesia e a amabilidade que são pontos fortes do segmento hoteleiro.

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DT – No cenário de mudança constante, como a Nobile compatibiliza criação de novas tecnologias com identificação daquelas já existentes?
Renata Rocha: Antes de adotar novas tecnologias buscamos entender de fato quais são as nossas necessidades e objetivos específicos. Observamos como a nova tecnologia se encaixa na empresa e como ela pode melhorar ou complementar as já existentes, sempre priorizando o melhor custo x benefício.

DT – Qual a política da Nobile em relação às ações de benchmarking?
Renata Rocha: Estamos sempre atentos às melhores práticas do segmento e mercado em geral, porém nunca deixamos de inovar, muitas vezes optando por ações ainda não realizadas pela concorrência.

DT – Fale sobre a implantação, em curso, das soluções tecnológicas referentes a recebimentos de cartões de crédito/débito e ao aplicativo para o hóspede consumir, sem restrições, em qualquer PDV dos hotéis Nobile e dos estabelecimentos conveniados.
Renata Rocha: Seguindo nosso plano de inovação, nos próximos dois meses implantaremos duas novas soluções tecnológicas em nossas operações sendo elas:

1) uma nova plataforma de sub-adquirência para recebimentos de cartões de crédito/ débito, gerando mais eficiência nas operações, menores taxas do que as atualmente praticadas e redução do tempo de trabalho na conciliação financeira pelos colaboradores do setor de controladoria dos empreendimentos;

2) um aplicativo onde nossos hóspedes poderão consumir livremente em todos os PDVs (pontos de venda) dos hotéis e em estabelecimentos cadastrados da cidade onde o hotel está inserido, vivenciando novas experiências com maior segurança na transação, agilidade no atendimento, sem as filas do check-out e aumentando o consumo e volume de receita aos hotéis do nosso portfólio.

“O nosso planejamento estratégico de vendas e marketing é anual e direciona o Plano de Metas do hotel referente às receitas projetadas para o ano” (Crédito Eric Afonso – DT)

DT – Quais os pilares que sustentam o Planejamento Estratégico de Vendas da Nobile para 2024?
Renata Rocha: O nosso planejamento estratégico de vendas e marketing é anual e direciona o Plano de Metas do hotel referente às receitas projetadas para o ano. Como pilares principais, destacamos a Análise Ambiental SWOT, estratégia, objetivos e metas e mix de marketing. No planejamento deste ano, trabalhamos com um incremento da diária média global de 15%, acima de 2022 e estamos atingindo os nossos objetivos. Para 2024, estamos planejando o mesmo aumento porcentual em relação a 2023.

DT – Quais as disciplinas essenciais para se alcançar a maior taxa de sucesso das metas estabelecidas?
Renata Rocha: A Nobile está no mercado há 15 anos e durante esse tempo atuamos com muita disciplina sempre em busca de atingirmos as metas dos hotéis. Para alcançarmos nossos objetivos, envolvemos as nossas lideranças corporativas responsáveis por cada uma das disciplinas, sendo elas: RH; Operações; Vendas & Marketing; T.I; Controladoria; Alimentos & Bebidas; Patrimônio; Qualidade & Processos e Jurídico. Acreditamos que a participação efetiva de todos gera o comprometimento com as metas estabelecidas.

DT – Qual o segredo de a Nobile haver superado, em agosto/23, a receita global da rede em invejáveis 16,2%?
Renata Rocha: Para nós, o segredo é a consistência. Acreditamos na marcha das 20 Milhas ao dia, de Jim Collins. A marcha representa a mentalidade de dar um passo de cada vez, independentemente das condições externas. Mesmo em tempos difíceis, continuamos a avançar no ritmo certo, construindo uma vantagem competitiva gradualmente. Nos concentramos em crescer de maneira consistente, construindo uma base sólida e fortalecendo nossa posição no mercado. Também seguimos com disciplina fanática e paranoia produtiva, além de crermos que colocando as pessoas certas nos lugares certos, temos chances bem maiores de alcançarmos o sucesso em todos os níveis.

DT – Fale sobre o significado, para a Nobile, da conquista do Top Ten no ranking das 50 maiores administradoras hoteleiras do Brasil, segundo relatório Hotelaria em Números Brasil 2023 da JLL (Jones Lang LaSalle).
Renata Rocha: Temos muito orgulho de estarmos em 5º lugar em números de hotéis no ranking das 50 maiores administradoras hoteleiras do Brasil. Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação de nosso time, cumprimento de metas, estratégias bem-sucedidas e a confiança dos investidores em nós depositada. Estamos muito motivados a continuar crescendo e perpetuando.

DT – É notório que a Nobile coloca as pessoas no centro estratégico da companhia. Em que medida esse princípio influi no crescimento e consolidação recorrentes da empresa?
Renata Rocha: As pessoas são o ativo mais valioso para a Nobile. Pessoas certas nos lugares certos e em sinergia com a companhia são fundamentais para o atingimento de metas e crescimento. Estamos sempre em busca de proporcionar bem-estar, um clima organizacional positivo, saudável e ambiente inovador.

DT – Renata, acrescente, por gentileza, eventuais informações relevantes que ajudem a dimensionar os negócios da Nobile?
Renata Rocha: É importante incluir os excelentes resultados consolidados e alcançados pela rede no primeiro semestre de 2023, como:

Diária Média: 70% acima do orçado.
Receita Líquida: 14,43% acima do orçado.
GOP: 33,68% acima do orçado.


(Texto e Entrevista: Gabriel Emídio e Cecília Fazzini. Edição: Paulo Atzingen)

Entrevista originalmente publicada na Revista Paysage de Outubro 2023

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